Taxistas podem não aderir à bandeira 2 neste mês de dezembro
Concorrência com aplicativos de transporte é uma das justificativas Cotidiano | Por Emerson Esteves* 06/12/2019 14h12 - Atualizado em 07/12/2019 11h18O uso da bandeira 2 no final do ano é uma medida já conhecida entre os passageiros de táxi em Aracaju (SE). A Lei Municipal 2.022 da capital sergipana é uma forma dos taxistas arrecadarem o abono salarial referente ao 13º salário. Porém, de acordo com o Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax), pelo segundo ano consecutivo os taxistas de Aracaju poderão abrir mão do direito de cobrar a bandeira 2 neste mês de dezembro.
De acordo com o relações públicas do Sintax, Airton dos Santos, a massificação e a competição de aplicativos de transporte em Aracaju impactam na atuação dos taxistas, que precisam ceder e não aumentar o preço cobrado.
“A lei garante esse direito. Mas, por causa do uso de aplicativos de transporte, a maioria dos taxistas decidiu não cobrar a bandeira 2 em dezembro. É uma medida para sobreviver”, afirma Airton dos Santos.
A possibilidade do uso da bandeira 2 por lei é assegurada até 31 de dezembro. Atualmente, quem pega algum dos 2.080 táxis de Aracaju paga o valor de R$ 5,25 por quilômetro sem desconto e R$ 3,71 com desconto de 30%.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Aline Aragão





