Teatro Lourival Baptista passará por reforma e adequações
Até a reforma, teatro estará fechado e com segurança no prédio 24h Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 02/02/2019 14h30Um dos espaços culturais, palco de valorização e das manifestações artísticas da cultura sergipana desde a década de 60, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, em breve, contará com novas instalações. O Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) estão empenhados para a reforma do Teatro Lourival Baptista.
Nesta sexta-feira (01), o diretor presidente da Cehop, Caetano Quaranta, acompanhado da equipe técnica da Cehop e Funcap realizou visita ao teatro para levantamento e avaliação das condições atuais para posterior reforma. “Vamos atualizar a planilha de orçamento do projeto de reforma para dar continuidade aos próximos passos, a arquiteta vai fazer também o projeto de acessibilidade, que é imprescindível para essa nova reforma, e após passar pelos trâmites licitatórios a reforma será iniciada”, explica Caetano.
Acessibilidade
A adequação da acessibilidade é um dos pontos fortes da obra. A reforma visa priorizar a acessibilidade a todos que frequentam o local, com elementos de acessibilidade como rampas, banheiros, camarins adaptados, protetores, corrimões e piso táctil, para que se adeque às questões de acessibilidade.
Além disso, a reforma vai recuperar a iluminação, instalações elétricas e incluirá a adequação para atendimento de exigências do corpo de bombeiros. Até a reforma, o teatro estará fechado e com segurança no prédio 24h, para evitar atos de vandalismo e roubo no local.
História
Inaugurado em 1967, o Lourival Baptista foi concebido como um auditório para auxiliar nas atividades extraclasses do Instituto Rui Barbosa. Em 2003, passou por uma reforma, sendo transformado oficialmente em Teatro e recebendo as mais diversas manifestações artísticas e culturais. O teatro abrigava também Sala de Leitura e Pesquisa “Iara Vieira”, Galeria de Arte “Horácio Hora”, assim como camarins para atender os atores e companhias. Em março de 2011 inaugurou, dentro de suas instalações, o Memorial do Teatro Sergipano que teve como objetivo de preservar a história das artes cênicas em Sergipe.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos