TJ/SE abre I Congresso Internacional de Mediação de Conflitos
Cotidiano 15/09/2011 17h21O Tribunal de Justiça e a Universidade Federal de Sergipe(TJSE) realiza até a próxima sexta-feira (16), o I Congresso Internacional de Mediação que tem como subtema “Da teoria à prática”. O evento realizou-se na noite de ontem (14) no auditório do Palácio da Justiça, centro da capital.
O Desembargador José Alves, presidente do TJSE, esteve no evento e ressaltou que o judiciário do Estado está em desarmonia e sendo integrante do judiciário com outros magistrados e funcionários de primeiro nível, não poderia estar na contramão da paz e harmonia.
A docente Doutora Luciana Aboim, coordenadora do congresso realçou que o evento tem a visão de disseminar a mediação e também e apresentar resultados do projeto de pesquisa sobre “Mediação Interdisciplinar: um caminho viável à autocomposição dos conflitos familiares” que foi efetivado por ela em parceria com o TJSE. Desempenhado na Vara de Assistência Judiciária de São Cristóvão e no âmbito penal no Departamento de apoio a Grupos Vulneráveis sob a direção da juíza Adelaide Moura e da delegada Georlize Teles respectivamente.
Segundo a delegada, a mediação de conflitos é de importância para a sociedade, pois assim os problemas podem ser resolvidos pelo diálogo, restabelecendo a convivência, contribuindo para uma sociedade mais pacífica e justa.
Entre os presentes estiveram também os Professores Doutores Antônio Rodrigues de Freitas Júnior e Juan Carlos Vezzulla. O primeiro falou sobre o conceito do conflito destacando a idéia de um conflito que permita organizar métodos e separar o que requer uma intervenção específica e que na visão da justiça há situações conflituais as quais melhor se ajustam um tratamento em nível de mediação. Já Doutor Juan Vezzulla, destacou a história da mediação em situação atual no mundo, ressaltando a diferença entre os países e citando exemplos.
O evento encerrou com a apresentação da Orquestra Sanfônica, dando seguimento nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), com oficinas e palestras.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos