Tráfico de drogas é responsável por 84% de presas em SE
Mulheres passaram a chefiar pontos de venda Cotidiano 08/03/2012 11h54
Por Márcio Rocha
O número de mulheres que estão sendo presas por prática de crimes começa a crescer em Sergipe. O tráfico de drogas é a maior causa de detenções femininas, com um percentual de 84%. .
De acordo com informações do Departamento de Sistema Penitenciário (Desipe), 174 mulheres estão custodiadas no Presídio Feminino do Estado de Sergipe, sendo que apenas 36 delas são presas sentenciadas por crimes praticados.
Neste universo, 84%, ou seja, 146 mulheres estão presas por relações com o tráfico de drogas. A diretora do presídio, Lília Melo, disse ao F5 News que, num passado recente, mulheres chegavam à prisão por manterem ligações com homens que trabalhavam no tráfico de entorpecentes. Agora, o cenário é outro: são elas mesmas que passaram a comandar o negócio ilícito.
“As mulheres que antes iam presas por estarem ligadas ao tráfico, hoje estão criando independência. Hoje, mulheres chefiam pontos de tráfico de drogas e terminam sendo presas e condenadas por desenvolver a atividade criminosa”, disse a diretora.
Quatorze mulheres estão presas na unidade de detenção feminina por crime de homicídio, sendo uma por latrocínio (roubo seguido de morte).


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos