TRE cancela mais de 180 mil títulos eleitorais em Sergipe
Eleitores têm até o dia 9 de maio para regularizar
Cotidiano 11/04/2012 20h06

Por Sílvio Oliveira

O cidadão que não compareceu a um dos cartórios eleitorais de Sergipe para fazer o cadastramento biométrico do título de eleitor teve o documento cancelado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cancelou mais de 186 mil títulos - de um total de 1.404.351 eleitores sergipanos. Os que atenderam ao chamamento da Justiça Eleitoral corresponde a mais de 80% do total. Ou seja, cerca de 1.218.312 pessoas fizeram o recadastramento.

O eleitor que por qualquer motivo não fez a revisão biométrica deve procurar o cartório eleitoral correspondente ao seu domicílio para regularizar a situação até o dia 9 de maio, já que a Justiça permanece realizando a atualização do cadastro eleitoral. Durante esse período, o cidadão pode fazer alistamento eleitoral, transferência do domicílio ou regularização de qualquer tipo de pendência existente junto à Justiça Eleitoral.

Caso isso não ocorra até o dia citado, o cidadão permanecerá com restrições previstas no art. 7º do Código Eleitoral: não poderá obter passaporte e carteira de identidade, não realizará empréstimo na Caixa Econômica, não renovará matrícula em estabelecimento de ensino oficial e, se for aprovado em concurso público, não poderá ser investido ou tomar posse no cargo.

De acordo com o assessoria de Comunicação, o número de títulos cancelados não é expressivo, já que atendeu a mais de 80% previsto dos títulos de eleitores em Sergipe. “O número de cancelamento corresponde àqueles eleitores que não atenderam ao chamamento da Justiça Eleitoral por algum motivo. Só vamos saber se é faltoso, se é falecido, quando terminar a atualização do cadastro eleitoral no dia 09 de maio”, completou Ricardo Ribeiro, assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral.

Nova tecnologia

O cadastramento biométrico tem como garantia uma eleição totalmente informatizada, democrática e segura. A nova tecnologia permite que o eleitor vote na urna eletrônica, após o reconhecimento, por um leitor biométrico de suas impressões digitais.

Para tal, o TRE/SE realizou em 2001 o cadastramento biométrico que serviu para coleta da assinatura digital, fotografia e impressões digitais do eleitor.

Sergipe e Alagoas foram os únicos estados brasileiros que contemplaram todos os seus eleitores com a biometria.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos