Eleições 2018
TRE-SE realiza Seminário de Propaganda Eleitoral e Fake News
Evento acontece nesta sexta-feira, 20, no Plenário do Tribunal, das 8h30 às17h
Cotidiano | Por F5 News* 19/07/2018 18h00

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, promove o Seminário de Propaganda Eleitoral e Fake News, no dia 20, das 8h30 às17h.

O evento ocorre no plenário do Tribunal e tem o objetivo de capacitar e atualizar servidores e magistrados sobre as inovações legislativas e doutrinárias em relação aos temas em debate.

As mídias sociais têm forte impacto na sociedade e carregam potencialidade para influir no resultado de uma eleição. Por conta disso, a Justiça Eleitoral orienta e combate permanentemente as práticas que não condizem com o que está previsto na lei.

A diretora da Escola Judiciária, juíza Dauquíria de Melo Ferreira, enfatiza a importância do evento. Segundo ela, é uma excelente oportunidade para que os operadores do Direito possam tirar dúvidas e aprofundar os conhecimentos técnicos/procedimentais referentes ao tema.

“É um evento que endossa o compromisso da Justiça Eleitoral de combater quaisquer tipos de atos que carreguem potencial de desequilibrar o pleito. Estamos adentrando em uma fase decisiva do processo eleitoral e é necessário que o debate não fique restrito apenas ao meio jurídico, mas que toda a sociedade tome consciência e não compartilhe conteúdos (notadamente os de natureza eleitoral) antes de chegar à veracidade. As famigeradas Fake News, normalmente destinadas a macular a imagem de candidatos, sempre foram objeto de preocupação da Justiça Eleitoral, contudo em razão da força das redes sociais, a propagação desta prática delituosa se dá com muito mais facilidade” afirmou a magistrada.

O seminário contará com a presença dos seguintes palestrantes: Alexandre Basílio, analista judiciário do TRE-RS;Rodrigo Ruf, gerente jurídico do Facebook, responsável pelo contencioso eleitoral; Rebeca Garcia, gerente de políticas públicas do Facebook; Paula Breim, gerente jurídica do Facebook, responsável pelo contencioso criminal; Keyla Maggessy, responsável pelo WhatsApp, incorporado pelo programa de resposta a autoridades (participação por videoconferência).

 

*com informações da assessoria 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos