Tribuna Livre discute e comemora Dia do Surdo
Intérpretes de Libras falaram sobre as demandas e falta de incentivo Cotidiano 26/09/2012 20h00Por Allana Andrade
Na tarde desta quarta-feira, 26, foi realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma tribuna livre com a Associação dos Intérpretes de Língua de Sinais do Estado de Sergipe (AILES).
Em comemoração ao Dia do Surdo, estiveram presentes representantes da AILES, alunos e deficientes auditivos. O objetivo da Tribuna foi apresentar as dificuldades e pedir o comprometimento da Câmara com a causa. “Queremos garantir a acessibilidade do surdo, promover o uso da Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e incentivar o papel do intérprete-tradutor”, explica o intérprete José Ferreira.
“Precisamos abrir os olhos para essa sociedade que cresce. Porque uma pessoa ao seu lado pode ser surdo e você pode perder a oportunidade de se comunicar com ele”, complementa José Ferreira.
Para o intérprete Genival dos Santos Filho, é necessário realizar a capacitação de professores e intérpretes. “Em Sergipe temos apenas quatro associações de surdos; em todo o estado, apenas um professor licenciado e dois bacharéis. Entre o surdo e o intérprete é uma união muito grande. O intérprete é uma profissão pesada, difícil porque ele tem que passar a mesma sintonia, tem que ter fluência na língua”, diz.
Para o vereador Bertulino Menezes (PSB), é preciso mais incentivo. “A sociedade precisa ter Libras sendo vista com o mesmo interesse que as outras línguas ministradas em cursos de idiomas, como inglês, espanhol e francês”, acredita.
Valdir Santos (PT do B) propôs à Camara a criação de um projeto de lei visando a capacitação dos professores. “A própria Câmara poderia pensar um projeto para os professores se capacitarem e que em todas as escolas de Aracaju tenha professores capacitados”, explica.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
