Trotes prejudicam atendimento da polícia ostensiva
Cotidiano 11/06/2012 12h00Por Márcio Rocha
Grande parte dos registros que são realizados no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) é composta por trotes - cerca de 30% das ligações. Segundo o assessor de comunicação da Secretaria de Segurança Pública, Lucas Rosário, o número de trotes é o principal fator que pode provocar atraso nas ações da polícia.
“As chamadas para o Ciosp, em sua grande parte, não envolvem atendimento direto. As ocorrências podem ser resolvidas no próprio contato, e outras pedem ação policial. O que prejudica o atendimento do policiamento ostensivo é a grande quantidade de trotes realizados contra o Ciosp”, diz.
Os trotes fazem com que a polícia se desloque desnecessariamente para locais, deixando outros, onde estão acontecendo delitos reais, desprotegidos, o que provoca atraso das equipes. O representante da SSP afirma que a prática de trote é crime e que os meios para identificação de seus autores é possível.
“Quem passa trote para o Ciosp está ajudando a tirar a polícia dos locais de ocorrências reais, o que implica em delito. Os números dos telefones que passam trotes são arquivados e os donos dos telefones identificados. Passar trote é crime e prejudica o atendimento da polícia", reforça.
Foram registradas entre as 19h de sábado (09) e as 8h de domingo (10), um número de 744 ocorrências pelo Ciosp. Do total de ocorrências, 228 de fato exigiram intervenção policial. O número de atendimentos é relativo aos procedimentos que demandaram ação policial direta ou encaminhamento à Delegacia Plantonista.
Ao receber o contato, o Centro dá o procedimento adequado a cada uma das circunstâncias apresentadas. Muitas das chamadas envolvem ações que não são da alçada policial, como perda de documentos e ocorrências de perturbação da paz (som alto), por exemplo. Algumas das ações não entram nas estatísticas de atendimento, como suspeitas de furtos ou ação de delinquentes, que são resolvidas com o envio de viaturas policiais aos locais, para prática de rondas.
Matérias Relacionadas:
Irresponsáveis passam mais de 20 mil trotes para o SAMU em 2011
Trotes telefônicos contra a PM, Bombeiros e Samu dão prejuízos

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
