UBS terá sistema eletrônico para registrar pontualidade de médicos
Cotidiano 08/05/2012 15h44Por Fernanda Araujo
Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju terão novo modelo remuneratório implantado pela Secretaria Municipal de Saúde. Para constatar a assiduidade, a pontualidade, tempo de atendimento dos médicos e avaliação externa feita pelos usuários das unidades, o novo sistema eletrônico deverá ser implantado nas 46 UBS da capital, onde o novo sistema registrará hora e data de entrada e saída dos médicos e biometria do paciente, para comprovar a assistência no determinado período.
Diante de reclamações de usuários das UBS, sobre atraso de médicos no atendimento, o Ministério Público Estadual realizou audiência, nesta terça-feira (8), com o Município, Secretaria Municipal de Saúde e Sindicato dos Médicos. Através do Censo Social realizadas pela Promotoria de Saúde nas unidades Onézimo Pinto e Lauro Dantas foram constados várias reclamações dos pacientes, os quais estavam insatisfeitos com o atendimento.
“Nós começamos a fazer visitas às UBS. Nesta visita tem um propósito de avaliar as condições de assistência da população naquela área, como número de equipe de saúde da família a disposição da comunidade, se é suficiente e se cumpre as normas do Ministério da Saúde. Especificamente nessas visitas temos tido reclamações de usuários com relação à assiduidade dos profissionais”, explica a promotora Euza Missano (foto ao lado).
De acordo com a representante do Município, Marieta Barbosa Oliveira (foto ao lado), reuniões foram feitas pela secretaria juntamente com o sindicato e a Secretaria de Finanças desde o ano passado para criar este sistema de indicadores técnicos e gerais. “Tudo foi construído e pactuado junto. Isso se deu na elaboração e aprovação da Lei complementar n⁰ 110 de 5 de abril de 2012, essa lei fala sobre a gratificação dos médicos que vai ser veiculada a esses indicadores de cumprimento de metas, técnicos, número de consulta, tempo de atendimento, assiduidade, pontualidade e avaliação externa feita pelos usuários. E também na hora em que o usuário estiver na unidade, ele vai poder registrar se está sendo atendido no sistema. Isso tudo com o objetivo de prestar melhor serviço à população”.
Ainda segundo Marieta, a implantação do sistema está em processo de licitação para adquirir os equipamentos e insumos. Já a Lei n⁰ 110 está na Procuradoria do Município, mas ainda carece de um decreto regulamentador. “Este sistema estabelece novos critérios de remuneração e pagamento. Isso vai possibilitar um maior controle, qualificar a assistência em todas as UBS de Aracaju. Nessa construção democrática teremos absoluta certeza que este sistema dará certo. Foi um salto de qualidade”, afirma Missano.
Foi determinado pelo MPE que a implementação do sistema terá o prazo de 120 dias respeitando o processo licitatório. Enquanto isso será colocado à disposição nas 46 unidades básicas, profissionais para supervisionar a frequência diária dos médicos, o qual será registrado por mês na Gestão do Trabalho. O procedimento foi arquivado, porém o MPE irá monitorar o andamento do processo.
Imagem: Alana Molina

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos


