UFS pode não retomar atividades devido ao bloqueio de verbas pelo MEC
Pró-reitor participou de reunião para discutir possibilidade de desbloqueio das contas Cotidiano | Por F5 News 17/07/2019 19h00 - Atualizado em 17/07/2019 22h22A Universidade Federal de Sergipe (UFS) pode não retornar a suas atividades acadêmicas após as férias. Isto se deve ao bloqueio dos limites orçamentários destinados à instituição. O bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais foi confirmado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 30 de abril e é válido para todas as universidades e institutos do país.
O pró-reitor de planejamento da UFS, Dr.Rosalvo Ferreira, em entrevista para o Jornal da Cidade, informa que o quadro de orçamento disponível e a situação da universidade vêm sendo avaliados mensalmente, já que haverá riscos de interrupção de atividades de apoio caso o bloqueio das verbas permaneça.
De acordo com a assessoria da UFS, O pró-reitor participou na manhã desta quarta-feira (17) de uma reunião no MEC, em Brasília, para discutir a possibilidade de desbloqueio das contas.
A estudante do 5° semestre do curso de Nutrição da UFS Iara Targino foi a primeira pessoa da sua família a ter acesso ao ensino superior e, como muito outros estudantes, encontra-se aflita com a incerteza quanto ao futuro da instituição. Para Iara, a UFS é mais do que salas de aula e laboratórios, é sinônimo do seu crescimento social, profissional e humano.
“O que não deve deixar de ser discutido é a importância da UFS para o estado. A produção científica que desenvolvemos diariamente é de alta qualidade, e a parada dos projetos científicos e de extensão ocasionará uma perda sem tamanho para a comunidade sergipana. Como membro de projetos de extensão e de iniciação científica voltados à área da saúde, temo pela população que vem sendo assistida por mim e muitos outros estudantes e professores que lutam diariamente por melhorias no SUS e pela redução da desigualdade social no nosso país”, declara a estudante.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos