Usuários reclamam de demora no atendimento do Detran em SE
Efetivo está reduzido, mas autarquia diz que problemas são pontuais Cotidiano | Por Fernanda Araujo 09/01/2019 11h43 - Atualizado em 09/01/2019 15h02A demora no atendimento gerou reclamação de parte de usuários do Detran em Sergipe. Na sede da autarquia, na avenida Tancredo Neves, em Aracaju, a procura pelos serviços ofertados pela manhã foi intensa nesta quarta-feira (9). Apesar de alguns terem saído satisfeitos, outros usuários afirmam que esperaram de meia hora a quarenta minutos pelo atendimento.
Este foi o caso do encarregado Elenilson dos Santos (foto), que levou a filha para tirar a primeira habilitação e ainda aguardava na fila para que fossem chamados. “Estou esperando aqui há cerca de 40 minutos, já tirei a senha e até agora nada”, disse.
O estudante Gabriel Santana, 19 anos, também esperou meia hora para ser atendido. “Realmente está demorando muito e está bastante cheio. Pelo jeito vai demorar ainda mais”.
Outra situação também foi enfrentada pelo agente de viagem Sandro Mota, que tenta resolver uma pendência de transferência de documentação de veículo alienado. “Vim no dia 23 de dezembro, pediram para retornar hoje porque não estavam encontrando o processo no sistema por ser antigo. Já tentei resolver 15 vezes”, relata.Desde o ano passado houve redução de quase 50% de servidores no órgão, o que tem afetado os serviços, segundo o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran). Thiago Bomfim, responsável pela pasta de articulação política e jurídica do sindicato, afirma que alguns servidores optaram por sair do órgão ao passarem em concursos e outros seguiram para secretarias de governo.
“Antes eram 400 servidores. Hoje, servidores da casa não passam de 150, contando com os estagiários e CCs deve chegar a uma média de 250”, afirma Thiago.
O trabalho só não foi inviabilizado, segundo ele, em função da contratação de estagiários e comissionados. O Sindetran alega que a redução do efetivo tem relação direta com a falta de concurso público e prevê mais saídas de servidores. “Os funcionários estão com sobrecarga e teremos mais saídas, pois neste segundo concurso da PM e Bombeiros muitos passaram. O Detran se comprometeu em 2015 em realizar novo concurso. Ainda não o fez”, completa o sindicalista.
De acordo com dados do Detran, no último trimestre o número de atendimentos caiu mês a mês, de 45.034 em outubro para 41.136 em dezembro, porém o tempo médio de espera aumentou de 13 para 15 minutos. O tempo médio de espera, no entanto, não reflete a realidade de quem procura a sede da autarquia, que concentra quase metade de atendimentos realizados na região metropolitana.
F5 News procurou a assessoria do Detran que confirmou que o efetivo foi reduzido, mas afirmou que o problema é pontual. O órgão relata que, por conta da transição de gestão, no dia 31 de dezembro houve exoneração coletiva através de decreto do governador Belivaldo Chagas e a autarquia segue a orientação de que os funcionários só retornem aos serviços quando tiverem os nomes publicados no Diário Oficial.
A assessoria disse ainda que com as saídas de servidores e a não realização de concurso, o efetivo foi suprido com comissionados e terceirizados a fim de não prejudicar o atendimento.
Já o aumento da demanda, de acordo com a assessoria, se reflete também devido à procura pelo desconto do pagamento do IPVA que vai até 28 de fevereiro. “Naturalmente é um período em que a movimentação é maior. Fora isso, está tudo dentro da normalidade. Finalizamos o ano de 2018 com tranquilidade em termos de atendimento e esse início é apenas uma fase de readaptação”.
Ainda não há previsão para o concurso público.


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