Vacina contra gripe só está disponível até hoje nas unidades de saúde
Cotidiano 06/06/2012 08h52Por Sílvio Oliveira
A 16ª Campanha Nacional contra a Gripe encerrou na última sexta-feira (01), mas em Aracaju a Secretaria Municipal de Saúde ainda disponibiliza a vacina nas unidades de saúde até esta quarta-feira, 06. O público-alvo da campanha é formado por Idosos, gestantes, trabalhadores em saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos.
De acordo com Débora Moura, técnica do Programa de Imunização de Aracaju, a campanha encerrou, mas se percebeu que a procura continua grande em algumas unidades de saúde da capital sergipana. “Sabemos que muita gente deixou para última hora, mas a data final será dia 06, pois temos que fazer o balanço final”, informou.
A flexibilidade de data da vacinação contra a gripe nas unidades públicas se deve ao fato de o Ministério da Saúde ter apontado como meta para Sergipe 80% de cobertura do público-alvo. Até o dia 01 de junho, porém, se chegou a 76,3% da cobertura, ou seja, das 330 mil doses enviadas, tinham sido distribuídas 225 mil.
Os dados ainda sofrerão alterações e vão ser computadas as vacinas distribuídas até hoje, quarta-feira (06). Mesmo assim, para que o Estado atinja a meta proposta pelo Ministério da Saúde, teriam que ser imunizadas mais de 110 mil pessoas nestes três dias de prolongamento da vacinação.
Em Aracaju, a meta também não foi atingida. Caso contabilizado somente o balanço até o dia oficial de término da Campanha contra a Gripe, Aracaju vacinou 53.713 pessoas, das 77 mil indicadas pelo Ministério da Saúde.
Débora Matos disse que a capital atingiu até sexta-feira 65,67% do público alvo, ou seja, 11.472 crianças (78,18%); 4.147 gestantes (52,52%) e 32.326 idosos (62,30%), além de 5.953 trabalhadores em Saúde (75,33%).

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
