Vacinação contra paralisia infantil continua em Sergipe ate dia 06
Foram vacinadas mais de 139 mil crianças menores de cinco anos Cotidiano 30/06/2012 08h43Da redação
A 33ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite em Sergipe iniciou dia 16 de junho e já foram vacinadas 139.036 crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 80,12% desse público infantil. As crianças que ainda não foram vacinadas deverão procurar as unidades e postos de vacinação em todo o Estado até o dia 06 de julho.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é imunizar 164.852 da população alvo, o equivalente a 95% das crianças. "É preciso que os pais e responsáveis se conscientizem de que a melhor forma de manter a paralisia infantil longe das crianças é através da vacinação. Com apenas duas gotas elas estarão imunes ao vírus e, assim, manteremos a doença erradicada em nosso estado e país", afirmou Silvio Santos, secretário Estadual de Saúde.
Para a campanha, o Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 217 mil doses da vacina em 350 postos de saúde de todo território sergipano. As crianças poderão ser imunizadas entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para que o Estado consiga alcançar a meta de vacinação e manter a Poliomielite afastada de Sergipe, também foram disponibilizados 250 veículos para a campanha e foram mobilizados três mil profissionais de saúde e de outras áreas.
A gerente do programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, reforçou a única contra indicação da vacina. "As crianças que apresentarem os sintomas de vômito ou febre não poderão tomar a vacina. Nesses casos, os pais deverão aguardar a melhora e levar a criança ao posto de saúde mais próximo" explicou.
Histórico
Nos últimos quatro anos, os índices de vacinação em Sergipe ultrapassaram a meta mínima do MS. Em 2008 e 2009, 99% das crianças foram vacinadas. Já em 2010, 96,6% do público alvo foi imunizado e em 2011, foi realizada 100% da cobertura vacinal.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
