Vandalismo e chuvas irritam comerciantes do mercado do Bugio
Comerciantes e funcionários reclamam de insegurança Cotidiano 16/03/2012 13h17
Por Márcio Rocha
O Mercado Municipal Miguel Arraes, localizado no conjunto Bugio, foi visitado pela reportagem do F5 News, na continuidade da verificação da limpeza dos centros de comércio de hortifruti de Aracaju. Anteriormente, a visita foi feita na CEASA, onde foi constatada uma boa condição de limpeza do local.
No mercado do Bugio, a situação de limpeza é adequada. Os funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), em equipes de seis trabalhadores, realizam a assepsia do mercado diariamente e mantém o ambiente organizado após o fechamento da unidade de comércio.
Entretanto, os comerciantes, que elogiaram o trabalho da limpeza, reclamam da presença de insetos e roedores no local. A comerciante Maria José reclamou de ratos e baratas.
“A limpeza funciona bem, o mercado é limpo todos os dias. Mas tem rato pra todo lado quando abrimos as bancas. Não só ratos, como baratas. Também temos o problema de não ter água nos banheiros. Quem usa, a depender do que fizer, fica sujo o dia todo”, reclamou.
José dos Santos, comerciante de hortaliças, afirmou que a chuva é o principal problema do mercado. O telhado do local foi projetado com aberturas e uma parte das telhas suspensa, criando um vão protegido por uma grade, entre os níveis. Ao chover, todas as bancas ficam molhadas. E ele confirma o problema com ratos no local.
“É uma chuva desgraçada! Quando chove de noite, as bancas aparecem todas molhadas. Temos problemas de goteiras nas bancas. É uma lástima. Choveu, ninguém tem sossego aqui. A limpeza é boa, funciona direito, mas tem muito rato e muita barata”, disse.
Segurança
Os comerciantes e funcionários reclamam de problemas no mercado. Vândalos e ladrões agem constantemente no local, colocando a vida das pessoas em risco. Segundo os comerciantes, dá medo de falar, pois os marginais atuam no local com frequência. Os vândalos quebraram os banheiros, roubaram as torneiras e até os canos, deixando os usuários sem condição de asseio.
“Todo dia tem ladrão por aqui. Em dia de feira, aí é que tem ladrão pra todo lado. Uns roubam na cara de pau, puxando as coisas dos nossos fregueses e outros que vêm com peixeira das grandes pra roubar, principalmente assaltar idosos”, reclamou um merceeiro.
Sobre os problemas de segurança, a Guarda Municipal dispõe de equipes no local, para manter a ordem e garantir o patrimônio. Contudo, os guardas trabalham no horário em que o mercado está fechado.
A EMSURB informou que o serviço de dedetização e desratização no mercado Miguel Arraes é feito a cada quatro meses. Informou que os reparos no telhado estão em previsão para reforma, já que os problemas haviam sido detectados. A respeito dos banheiros, equipamentos novos serão colocados para substituir os roubados pelos vândalos.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
