Veículos adaptados são entregues para Centros de Reabilitação
Vans serão utilizadas para transporte de pacientes que se deslocam para os tratamentos Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 23/08/2019 14h05 - Atualizado em 24/08/2019 15h12O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, na manhã desta sexta-feira, 23, quatro veículos adaptados para os Centros Especializados em Reabilitação Física e Intelectual de Aracaju. As Vans serão utilizadas para o transporte de pacientes que se deslocam cotidianamente para seus tratamentos. Dos quatro veículos, dois foram doados pelo Ministério da Saúde, após a habilitação de novos convênios pela Secretaria Municipal da Saúde. Estes foram destinados para o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e custaram R$ 183. 980 mil, cada.
Já as outras duas Vans foram locadas pela Prefeitura, como forma de disponibilizar o mesmo serviço de transporte aos usuários do Centro Especializado de Reabilitação CER II, localizado no bairro Siqueira Campos. O objetivo da ação é reforçar a rede de cuidados à pessoa com deficiência. Além da entrega das chaves aos representantes das entidades, também foram assinados os termos de permissão de uso dos transportes.
“Hoje é um dia de muita felicidade porque com um gesto singelo, simples, realizamos algo extraordinário que permite a nossa cidade trata por igual seus filhos. Estamos garantindo que pessoas com deficiência possam ir e vir como qualquer outro cidadão. O mais importante nesta solenidade não é o valor financeiro, mas a diferença que esses veículos farão na vida dessas pessoas, que enfrentavam dificuldades diárias e eram levadas para os centros de reabilitação em Vans comuns, sem nenhuma adaptação, além de antigas. Agora, vão usar o que tem de mais moderno em transporte de pessoas com deficiência. Então estou muito feliz”, destacou o prefeito.Ao ressaltar a importância da ação, Edvaldo enfatizou que este é mais um passo para a construção de uma cidade humana. “Essa é a Aracaju que buscamos construir diuturnamente. Isso é construir uma cidade humana. Estamos colaborando para que essas entidades parceiras possam prestar um serviço ainda mais eficaz para quem precisa. Mais ainda: estamos possibilitando que essas pessoas, que necessitam do tratamento, possam ir e vir com dignidade. Por isso, além de entregar as Vans doadas pelo Ministério da Saúde também alugamos mais duas, do mesmo modelo, para transportar os pacientes para o CER municipal. Essa é a cidade que sonho, que busco construir. A Prefeitura tem que trabalhar por quem mais precisa. Tem que dar seu melhor. São esses momentos que fazem valer à pena ser prefeito”, salientou.
Edvaldo também definiu a entrega dos veículos como “um grande avanço na Saúde”. “ Enfrentamos muitas dificuldades, mas plantamos as sementes e agora começamos a colher os frutos desse trabalho. Reconheço que a Saúde ainda tem problemas, mas estamos conseguindo resolvê-los, um a um, e vamos chegar aonde queremos. Já melhoramos muito os atendimentos nas UBS, implantamos os prontuários eletrônicos, zeramos filas de procedimentos, estamos devolvendo a qualidade dos serviços prestados nos hospitais de Urgência e Emergência e vamos conseguir mais. Esses veículos, mesmo, são mais um passo fundamental nesse processo”, constatou.
Para a diretora do Ciras, Carolina Carvalho, o veículo será fundamental para a prestação dos serviços. “Ao longo dos anos aumentamos o número de atendidos e também o números de pessoas cadeirantes, então era muito difícil. Tínhamos pessoas em fila de espera, não para o atendimento, mas para vaga dos transportes. Com essa Van vai facilitar muito a vida deles”, reconheceu. De mesmo modo, a vice-presidente da Apae, Gilda Amâncio, disse que a ação é “maravilhosa”. “Como diz a juventude, foi show de bola para a gente. Vai facilitar muito para os nossos meninos, para levá-los para qualquer lugar, com segurança. Quando a gente precisava transportá-los, usávamos uma Kombi velha. Esse apoio muda tudo. Chegou em boa hora”, agradeceu.
Veículos
Os veículos possuem capacidade para 10 passageiros. Cada um conta com três vagas para cadeirantes e elevadores de acesso acionados por controles remotos. “É um transporte sanitário que vai, realmente, ajudar aqueles pacientes que necessitam dessa transferência de casa para o tratamento. Essa é uma necessidade que já existia e que havíamos detectado. Fomos contemplados no ano passado pelo Ministério com a doação de duas Vans, já encaminhadas para fins específicos, uma para o Ciras e outra para a Apae, que são dois prestadores de serviço conveniados com a secretaria e habilitados pelo Ministério da Saúde, e observando a necessidade no nosso serviços, locamos mais duas Vans adaptadas, com a mesma capacidade, para também servir ao CER II do Cemar Siqueira Campos”, explicou a secretária da Saúde, Waneska Barboza.
A manutenção dos carros, incluindo cuidado e emplacamento, fica sob a responsabilidade das organizações. Para tanto, elas receberão cerca de R$ 140 mil, por mês, através de convênio com a Saúde, para manter estes serviços. “Os repasses serão feitos não só para manter os veículos, mas para também prestar todo o serviço dentro do CER com atendimento, fisioterapia, psicologia, atendimentos médicos. Então o convênio abrange todo o atendimento das necessidades destes usuários”, detalhou a secretária.
Acompanharam a solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Nitinho Vitale, os vereadores Zé Valter, Soneca, Zezinho do Bugio e Gonzaga, a representante do Ciras, Marta Regina Santana, a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação CER II Siqueira Campos, Sony Regina Petris, a coordenadora da Rede de Atenção Especializada do Cemar Siqueira Campos, Maria José Teles Melo Coutinho, além de secretários municipais e pessoas assistidas pelas entidades.
Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos