Vendedor ambulante tem cerca de mil espigas de milho apreendidas pela Emsurb
Empresa alega que produtos estavam sendo vendidos de forma irregular Cotidiano | Por F5 News 28/06/2019 18h02 - Atualizado em 28/06/2019 21h38Uma grande quantidade de espigas de milho foi apreendida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no momento em que estava sendo vendida por um ambulante no chão da área dos mercados municipais de Aracaju (SE), segundo a empresa, de forma irregular. A cena foi registrada em vídeo por populares, que reprovaram a ação e se sensibilizaram com o vendedor.
O vídeo, que circulou pelas redes sociais na manhã desta sexta-feira (28), mostra o momento em que fiscais do órgão recolhem a mercadoria que estava na calçada. Nas imagens, alguns comerciantes do local criticaram a ação dos fiscais, quando um deles justificou que estavam cumprindo ordens.
Cerca de 1.500 espigas de milho foram retidas pela empresa municipal. O produto, segundo informou a Emsurb em nota, estava sendo comercializado de forma irregular na calçada do mercado municipal Virgínia Franco, localizado no centro da cidade. A apreensão faz parte das ações de fiscalização do órgão para impedir o comércio de produtos em locais não autorizados e manter a organização nos espaços públicos.
A Emsurb relata que, de acordo com as informações da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), "a ação dos fiscais se deu após diversas tentativas de diálogo com o ambulante, conhecido como Doda. Além de não retirar o produto, Doda, segundo os fiscais, reagiu com gestos obscenos e expressando palavrões", diz na nota.
Após a apreensão, as espigas foram levadas para três instituições beneficentes, o Asilo Rio Branco, o Serviço de Assistência à Mendicância (Same) e a Sociedade de Ensino e Reabilitação Rosa Azul, no bairro Santa Maria.
Ainda conforme a nota, o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, informou que a Prefeitura de Aracaju, responsável pela organização dos espaços públicos, apresenta a opção de comercialização nos mercados e feiras livres e pontos espalhados pela cidade. "Em todos esses casos, a Emsurb precisa conceder a autorização para uso do espaço público", declarou o presidente.
A fiscalização da Emsurb deve ser intensificada, a partir desta sexta até amanhã (29), na área do Forró Caju. "A equipe da Direpa estará acompanhando o comércio de bebidas e de alimentos. Se o comerciante sorteado para estar em um dos 179 pontos não seguir as orientações, conforme edital de chamada pública divulgado no Diário Oficial do Município em 10 de junho, haverá o impedimento da comercialização e até o recolhimento dos produtos", completa a nota.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos