Ventos fortes geram transtornos em alguns pontos de Aracaju
Acompanhadas de chuva, as rajadas de vento devem continuar até quarta Cotidiano | Por Saullo Hipolito 06/08/2019 10h28 - Atualizado em 06/08/2019 18h09Os ventos fortes que ocorreram durante a noite da última segunda-feira (5) e a madrugada desta terça-feira (6) ocasionaram diversos incidentes na cidade de Aracaju, como por exemplo, a queda de uma árvore no Cidade Nova, algumas telhas quebradas na cobertura do mercado municipal Virgínia Franco e de duas residências - uma no bairro Industrial e outra no Coqueiral -, além de outdoors que ou caíram ou tiveram a estrutura comprometida.
Acompanhadas de chuva, as rajadas de vento foram alvo de alerta da Defesa Civil de Aracaju e, segundo a previsão, devem ocorrer até a próxima quarta-feira (7). Dos vários incidentes que aconteceram, apenas um foi registrado pelo número 199.
O caso foi referente a uma residência parcialmente destelhada no bairro Industrial. "Recebemos o chamado por volta das 4h30 e fomos até o local, onde interditamos a cozinha e um dos quartos", disse o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Luís Fernando.Na manhã desta terça, a equipe de Engenharia da Defesa Civil de Aracaju retornou à residência para fazer uma avaliação geral dos riscos. "Durante o dia, a visibilidade é maior", explica o coordenador do órgão, major Silvio Prado.
Outro local que sofreu com a anormalidade temporal foi o mercado municipal Virgínia Franco, onde algumas telhas da cobertura foram quebradas.
O transtorno se espalhou pela cidade com outdoors caídos, e vários galhos de árvores nas pistas. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) registrou o avanço da areia da praia nos dois sentidos da avenida Santos Dumont.
Em relação à única feira que acontece no dia, não houve transtornos com a estrutura montada. “As ocorrências, até o momento, não mudaram a rotina de trabalho da empresa, mas, como o alerta de ventos fortes permanece pelo período de 48 horas, as equipes continuam efetuando o monitoramento e alertas para tomar qualquer providência”, disse o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
Apoio
Equipes da Defesa Civil ficarão monitorando e de prontidão para a tomada de providências. A orientação do órgão para a população é redobrar a atenção, observar estruturas de telhado e vidraça dos imóveis, além de evitar colocar veículos perto de árvores. Em qualquer situação adversa, é necessário sair da residência onde se encontra e ligar para o telefone 199.
Previsão
A expectativa para esta tarde/ noite na capital é um tempo nublado, com pancadas de chuvas isoladas em algumas regiões. A temperatura deve variar entre 22 e 29 graus, com umidade média de 80%. Já para a quarta-feira (7), a expectativa é de um clima mais frio, variando entre 23 e 27 graus, com muitas nuvens pela manhã e tarde e tempo aberto pela noite.
Foto 2: Ascom/ PMA


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos