Vereador de Socorro e dois homens acusados por tráfico são presos
Político é investigado por lavagem de dinheiro, que era utilizado para troca de veículos Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 27/11/2018 07h34 - Atualizado em 27/11/2018 14h49Em operação deflagrada na manhã desta terça-feira (27), um vereador e mais duas pessoas foram presas em Nossa Senhora do Socorro, região da Grande Aracaju. A Polícia Civil tinha como foco o cumprimento de três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em diferentes residências, a maioria no Conjunto Jardim.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), a operação nomeada como Corpo Fechado tinha como principal alvo o vereador José Hilton Vieira dos Santos, mais conhecido como Zé Ailton, eleito pelo município de Nossa Senhora do Socorro em 2016. Segundo o delegado Osvaldo Resende, ele estava envolvido com o tráfico de drogas na região.
A Polícia Civil tinha em mãos 11 denúncias feitas através do 181 desde 2015, mas tinha dificuldade em encontrar provas concretas. “Depois de tantos anos apenas no dia 4 de outubro conseguimos apreender 10 kg de maconha em propriedade do José Hilton e conseguimos provas robustas do seu envolvimento com o tráfico”, disse o delegado em entrevista coletiva, informando ainda que uma espingarda calibre 12 e munições também foram apreendidas no local.Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão em residências de pessoas ligadas ao vereador, todas no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. Apenas um mandado de busca e apreensão e outro de prisão foi expedido para o bairro Jabotiana, tendo como alvo o segurança do político, que não teve a identidade revelada.
Outros crimes
Ainda segundo o delegado, Zé Aílton vem sendo investigado por uma suposta lavagem de dinheiro que seria revertido para a troca de veículos – recentemente, segundo informações policiais, cerca de 36 motos e carros de luxo foram detectados em nomes de parentes e pessoas próximas do político. “Todas essas informações vêm sendo apuradas, constam no inquérito policial e temos trinta dias para a conclusão”, explicou o delegado.De acordo com a SSP-SE, o vereador já foi condenado a três anos de prisão por ter sido preso e autuado em flagrante na madrugada de 2 de dezembro de 2014, portando ilegalmente uma pistola ponto 40. Também já foi flagrado pelo crime de receptação, pois estava com um veículo com restrições de roubo. No momento da abordagem, o vereador portava o Certificado de Registro e Licenciamento do veículo falso.
Em depoimento, todos os presos negaram as acusações.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Will Rodriguez.
*Texto ampliado às 10h07


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos