Denarc
Vereador de Socorro e dois homens acusados por tráfico são presos
Político é investigado por lavagem de dinheiro, que era utilizado para troca de veículos
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 27/11/2018 07h34 - Atualizado em 27/11/2018 14h49

Em operação deflagrada na manhã desta terça-feira (27), um vereador e mais duas pessoas foram presas em Nossa Senhora do Socorro, região da Grande Aracaju. A Polícia Civil tinha como foco o cumprimento de três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em diferentes residências, a maioria no Conjunto Jardim.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), a operação nomeada como Corpo Fechado tinha como principal alvo o vereador José Hilton Vieira dos Santos, mais conhecido como Zé Ailton, eleito pelo município de Nossa Senhora do Socorro em 2016. Segundo o delegado Osvaldo Resende, ele estava envolvido com o tráfico de drogas na região.

A Polícia Civil tinha em mãos 11 denúncias feitas através do 181 desde 2015, mas tinha dificuldade em encontrar provas concretas. “Depois de tantos anos apenas no dia 4 de outubro conseguimos apreender 10 kg de maconha em propriedade do José Hilton e conseguimos provas robustas do seu envolvimento com o tráfico”, disse o delegado em entrevista coletiva, informando ainda que uma espingarda calibre 12 e munições também foram apreendidas no local.

Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão em residências de pessoas ligadas ao vereador, todas no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. Apenas um mandado de busca e apreensão e outro de prisão foi expedido para o bairro Jabotiana, tendo como alvo o segurança do político, que não teve a identidade revelada.

Outros crimes

Ainda segundo o delegado, Zé Aílton vem sendo investigado por uma suposta lavagem de dinheiro que seria revertido para a troca de veículos – recentemente, segundo informações policiais, cerca de 36 motos e carros de luxo foram detectados em nomes de parentes e pessoas próximas do político. “Todas essas informações vêm sendo apuradas, constam no inquérito policial e temos trinta dias para a conclusão”, explicou o delegado.

De acordo com a SSP-SE, o vereador já foi condenado a três anos de prisão por ter sido preso e autuado em flagrante na madrugada de 2 de dezembro de 2014, portando ilegalmente uma pistola ponto 40. Também já foi flagrado pelo crime de receptação, pois estava com um veículo com restrições de roubo. No momento da abordagem, o vereador portava o Certificado de Registro e Licenciamento do veículo falso.

Em depoimento, todos os presos negaram as acusações.

 

*Estagiário sob supervisão do jornalista Will Rodriguez. 

 

*Texto ampliado às 10h07

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos