Vereador quer legalizar transporte clandestino do Santa Maria
Cotidiano 23/07/2012 09h19Por Marcio Rocha
A indicação de número 84/2012, de 25 de março deste ano, de autoria do vereador Emmanuel Nascimento (PT), foi aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju. A indicação trata de um assunto polêmico que envolve duas categorias que estão em clima de tensão, os taxistas de Aracaju e os motoristas de carros particulares que fazem transporte coletivo clandestino.
O documento aprovado pede providências à Prefeitura de Aracaju que providencie os meios de regularizar o transporte clandestino e que dê provimento de meios para os condutores trabalharem.
Em Aracaju, são mais de 300 motoristas clandestinos trabalhando de forma organizada, com uma cooperativa criada e com sistematização do trabalho, com uso de rádio comunicadores para solicitar veículos nos pontos de partida e chegada dos carros e olheiros para detectar a presença dos fiscais de trânsito.
Os taxistas regulares de Aracaju não tinham conhecimento dessa indicação e reclamaram da atitude do vereador Emmanuel Nascimento.
“Emanuel se coloca contra a categoria, ao fazer um pedido desses, que provoca danos diretos para os taxistas de Aracaju. Clandestino não é taxista e a lei não permite que se crie pontos de táxi em Aracaju, até que se chegue a 800 mil habitantes na cidade.”, comentou o taxista Paulo Silveira.
“Não vão regularizar clandestinos em Aracaju não. A lei é clara e não pode ser desobedecida. Os taxistas de Aracaju são aqueles que tem pontos concedidos pela prefeitura e que trabalham no sistema regular de transportes. Se isso acontecer, tomaremos providências.”, disse o ex-presidente do Sindicato dos Taxistas, Luís da Cunha.
Entre os cooperados, o sentimento é de esperança. Os motoristas do Santa Maria acreditam que o problema pode ter uma solução positiva para eles.
“Nós prestamos um serviço para a comunidade, muitos taxistas não querem fazer corridas pra lá, discriminam o povo da comunidade e o transporte que fazemos é um trabalho honesto, digno e dedicado. Somos moradores do bairro e conhecemos as necessidades da comunidade. Nem mesmo no supermercado da região, os taxistas de Aracaju querem fazer ponto. Eles discriminam o Santa Maria.”, comentou Edilson de Jesus.
O vereador Emmanuel Nascimento disse ao F5 News que a sua indicação é para que se busque uma saída para o problema. Emmanuel destacou que o bairro Santa Maria ficou em um impasse judicial, sobre a qual município pertencia, Aracaju ou São Cristóvão e nisso houve a regularização dos transportes de lotação de São Cristóvão, deixando o Santa Maria de fora.
“A minha intenção é estudar a viabilidade de resolver o problema do povo que mora no Santa Maria. O povo do Santa Maria ficou prejudicado com a resolução do problema dos transportes anteriormente. Deve haver uma negociação com os taxistas, pois eles não querem que aumente o número de táxis em Aracaju. Devemos reunir e desenvolver a melhor solução para o problema.”, disse Emmanuel.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
