Vigilância Sanitária dá dicas sobre a compra de peixes e mariscos
Campanha de orientação está sendo realizada nos 75 municípios sergipanos Cotidiano | Por Agência Sergipe 17/04/2019 07h41A Semana Santa se aproxima e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da coordenação de Vigilância Sanitária, dá algumas dicas importantes para prevenir a intoxicação alimentar por peixes e frutos do mar, produtos cujo consumo aumenta consideravelmente neste período. De acordo com o gerente de Alimentos, Diego Rossini de Albuquerque, o Governo de Sergipe está realizando uma campanha de orientação e conscientização para a população e todos os 75 municípios receberão um material de divulgação para distribuírem em feiras, mercados, açougues, de forma a organizarem suas ações.
O pescado, se ficar muito tempo sem resfriamento, apodrece muito rápido, então é importante que o consumidor verifique as condições do produto.Algumas dicas fazem toda a diferença no momento da compra como, por exemplo, observar se o peixe está refrigerado, se está com os olhos brilhantes e a pele firme, elástica, sem manchas e com as escamas grudadas, as guelras devem estar sem limo, úmidas e rosadas e, além disso, avaliar as condições de higiene dos balcões expositores.
“Quando o olho está esbranquiçado, é porque ele já está muito tempo fora da água, já não é mais um peixe fresco, se a escama estiver soltando muito fácil é outro sinal, se empurrar a pele do peixe com o dedo e ela demorar a voltar significa que ele está desidratado, então essas são características de um alimento impróprio para o consumo. Quanto ao camarão, a cabeça e a casca precisam estar firmes e os olhos brilhantes. O mais importante é a conscientização a fim de evitar complicações como intoxicação alimentar. Os cuidados na hora da compra podem evitar doenças”, informa Diego.
Para maiores informações e orientações, os consumidores podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária da SES, Gerência de Alimentos (GAL), através dos telefones: (79) 3225-3809 e 3225-3814.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos