Vigilância Sanitária Municipal faz inspeção no CCZ
Cotidiano 31/01/2013 14h50

Um dia depois que o Ministério Público do Estado (MPE) interditou, por 15 dias, o canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Vigilância Sanitária Municipal fez uma inspeção no local e constatou as péssimas condições do prédio. Um relatório está sendo elaborado pelo coordenador da Vigilância, Ávio Britto, que o entregará ao MPE, acrescentando que considera o prédio impróprio para as pessoas trabalharem. "A solução é termos um local adequado e com condições de trabalho", avisou.

Entre os problemas encontrados no CCZ, herdados de gestões anteriores, Ávio Britto constatou que "os resíduos infectantes estão acondicionados sem abrigo, sem isolamento correto pela ausência de lajes no teto e portão fechado, bem como a inexistência de coleta de água. Não há indícios de que os efluentes provenientes da área recebam tratamento adequado", relata Ávio.

Outro problema grave detectado pela Vigilância Sanitária é sobre o acondicionamento dos animais mortos. São colocados em freezers numa sala onde existe, também, uma geladeira contendo alimentos utilizados pelos funcionários, além de gelo para as campanhas de vacinação. "Para uma contaminação, ou contágio de doença, é rápido", alertou Ávio.

O coordenador informou que no CCZ não deveria ter ventilador de teto na área de preparação de lâminas para exames. Isso, porque pode ocorrer a suspensão de partículas contaminantes no ambiente dos funcionários, que trabalham sem os EPIs (equipamento de proteção individual), embora exista a informação de que esses equipamentos são fornecidos pelo CCZ.

A decisão de interditar o canil do CCZ foi da promotora de Justiça, Mônica Hardman, durante audiência realizada na última terça-feira, 29, no MPE. Esse prazo de interdição poderá ser prorrogado pelos órgãos públicos que irão fazer a fiscalização no Centro. A promotora disse que há a necessidade de avaliação técnica das instalações.

No período de interdição, a população poderá levar os animais para serem examinados por veterinários, sendo que eles, "enquanto se confirma o quadro zoonótico, permanecerão na posse dos proprietários que assinarão um termo de responsabilidade, atendendo ao protocolo determinado pelo veterinário do CCZ", segundo determinação do MPE.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos