Vilma Leite Amorim Machado será empossada presidente do TRT20
Ela assume o cargo no lugar do desembargador Thenisson Santana Dória
Cotidiano | Por F5 News 10/12/2018 14h13 - Atualizado em 10/12/2018 15h00

A desembargadora Vilma Leite Machado Amorim assume a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região para o biênio 2018/2020. A solenidade de posse será na próxima sexta-feira (14), às 10h, no auditório do Completo da Justiça do Trabalho.

O atual presidente do TRT 20, desembargador Thenisson Santana Dória, será empossado como vice-presidente.

Vilma Leite Machado Amorim tomou posse como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho em 30/05 deste ano. O cargo corresponde à vaga do Quinto Constitucional destinada a membro do Ministério Público do Trabalho, decorrente da aposentadoria do desembargador Carlos de Menezes Faro Filho.

Sobre a futura presidente do TRT20

Vilma Leite Machado Amorim, natural de Itabaiana/SE, é casada com o senador Eduardo Amorim. Graduada em direito pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em direito pela mesma Universidade, especialista em direito público e em direito do trabalho, foi aprovada em diversos concursos públicos, dentre eles o de procurador do Trabalho, em 1996. Ela foi a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe que permaneceu mais tempo no cargo, por dois mandatos, de 1999 a 2003. Em 2011, foi promovida, por merecimento, ao cargo de procuradora regional do Trabalho, a partir da qual atuou exclusivamente em ofício de 2ª instância.

Atuou como coordenadora das Coordenadorias Nacionais de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho e de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. Enquanto procuradora do Trabalho, atuou principalmente nos temas relacionados à discriminação no ambiente de trabalho, assédio moral, inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e proteção à intimidade do trabalhador. Participou de Comissões Auxiliares de Correição Ordinária e Extraordinária no âmbito do MPT. Esteve como conferencista, palestrante e debatedora em eventos, nos quais as metas prioritárias do MPT eram o tema principal.

Outras conquistas

Em momento anterior ao ingresso no Ministério Público do Trabalho, colecionou a aprovação nos seguintes concursos públicos: Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (1991); Técnico Judiciário da Justiça Federal - Seção Judiciária do Estado de Sergipe (1993); Oficial de Justiça Avaliador do TRT/20ª Região (1996); Escrivão da Capital (1996);Técnico Processual do Ministério Público da União (1996) e Seleção para Professor Auxiliar da Universidade Federal de Sergipe (1996);

Vilma Amorim foi professora substituta da Universidade Federal de Sergipe e professora assistente da Universidade Tiradentes. Participou da confecção de capítulos de livros publicados com a temática da discriminação de gênero nas relações de trabalho, mediação de conflitos, Direitos Fundamentais e a Dignidade da Pessoa Humana, além de docência jurídica e estudos de metodologia.

*Com informações do MPT/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos