Vilma Leite Amorim Machado será empossada presidente do TRT20
Ela assume o cargo no lugar do desembargador Thenisson Santana Dória Cotidiano | Por F5 News 10/12/2018 14h13 - Atualizado em 10/12/2018 15h00A desembargadora Vilma Leite Machado Amorim assume a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região para o biênio 2018/2020. A solenidade de posse será na próxima sexta-feira (14), às 10h, no auditório do Completo da Justiça do Trabalho.
O atual presidente do TRT 20, desembargador Thenisson Santana Dória, será empossado como vice-presidente.
Vilma Leite Machado Amorim tomou posse como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho em 30/05 deste ano. O cargo corresponde à vaga do Quinto Constitucional destinada a membro do Ministério Público do Trabalho, decorrente da aposentadoria do desembargador Carlos de Menezes Faro Filho.
Sobre a futura presidente do TRT20
Vilma Leite Machado Amorim, natural de Itabaiana/SE, é casada com o senador Eduardo Amorim. Graduada em direito pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em direito pela mesma Universidade, especialista em direito público e em direito do trabalho, foi aprovada em diversos concursos públicos, dentre eles o de procurador do Trabalho, em 1996. Ela foi a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe que permaneceu mais tempo no cargo, por dois mandatos, de 1999 a 2003. Em 2011, foi promovida, por merecimento, ao cargo de procuradora regional do Trabalho, a partir da qual atuou exclusivamente em ofício de 2ª instância.
Atuou como coordenadora das Coordenadorias Nacionais de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho e de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. Enquanto procuradora do Trabalho, atuou principalmente nos temas relacionados à discriminação no ambiente de trabalho, assédio moral, inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e proteção à intimidade do trabalhador. Participou de Comissões Auxiliares de Correição Ordinária e Extraordinária no âmbito do MPT. Esteve como conferencista, palestrante e debatedora em eventos, nos quais as metas prioritárias do MPT eram o tema principal.
Outras conquistas
Em momento anterior ao ingresso no Ministério Público do Trabalho, colecionou a aprovação nos seguintes concursos públicos: Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (1991); Técnico Judiciário da Justiça Federal - Seção Judiciária do Estado de Sergipe (1993); Oficial de Justiça Avaliador do TRT/20ª Região (1996); Escrivão da Capital (1996);Técnico Processual do Ministério Público da União (1996) e Seleção para Professor Auxiliar da Universidade Federal de Sergipe (1996);
Vilma Amorim foi professora substituta da Universidade Federal de Sergipe e professora assistente da Universidade Tiradentes. Participou da confecção de capítulos de livros publicados com a temática da discriminação de gênero nas relações de trabalho, mediação de conflitos, Direitos Fundamentais e a Dignidade da Pessoa Humana, além de docência jurídica e estudos de metodologia.
*Com informações do MPT/SE


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos