Violência contra a mulher: profissionais participam de capacitação
Cotidiano 26/11/2012 17h08Por Adriana Meneses
Com objetivo de promover a discussão e fortalecer os serviços de atendimento à mulher vítima de violência no Estado de Sergipe, a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM) iniciou na manhã dessa segunda-feira (26) e segue até a próxima quarta-feira (28) a I Capacitação dos Profissionais dos Serviços Especializados e da Rede de Atendimento Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O evento acontece no auditório Atalaia, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC).
De acordo com a coordenadora do grupo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Ana Júlia (foto), o curso de capacitação pretende humanizar cada vez mais o atendimento às mulheres vitimas de violência, uma vez que elas chegam a pontos de atendimento muito fragilizadas. “Quando a mulher é vítima de violência precisa de todo acolhimento possível, por isso queremos levar ao nosso servidor essa reflexão de acolhimento, para que essas vítimas, ao procurar, ajuda sintam-se amparadas e seguras”, disse.
Ainda de acordo com Ana Júlia, os números de violência doméstica em Sergipe são altos, mas o número de vítimas que procuram denunciar seus agressores vem aumentando com o passar dos anos. “Graças ao trabalho de acolhimento que é feito atualmente com mulheres vítimas de violência, estamos percebendo que elas estão tentando resgatar a sua autoestima, a sua dignidade, os seus direitos e inclusive procurando punições severas para seus agressores”, afirmou.
No evento estarão sendo debatidos temas como as mudanças na ‘Lei Maria da Penha’, os “Serviços de Saúde no Atendimento à Mulher Vítima de Violência”, ‘Direitos Sexuais e Reprodutivos da Mulher’, discussão sobre a violência dom´sstica e sexual contra a mulher, além de apresentação de trabalhos relativos às temáticas e debates.
O público alvo da capacitação é de pessoas diretamente ligadas com o atendimento às mulheres vítimas de violência, a exemplo de delegados, policiais, servidores do IML e profissionais de saúde das mais diversas áreas.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
