Acervo de Cristina Gama é lançado na Biblioteca Clodomir Silva
Entretenimento 10/03/2015 13h30

Em uma noite de encontros, homenagem e muita poesia, a Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou o "Sarau para Cristina", em referência a escritora sergipana Maria Cristina Gama. O evento reuniu amigos, familiares e admiradores da poetisa nesta segunda-feira (9), para oficializar o lançamento do acervo pessoal de Maria Cristina, doado à Biblioteca.

Ao todo, são mais de 1.100 títulos de clássicos da literatura sergipana, nacional e mundial, com coletâneas de autores consagrados como Nelson Rodrigues, Janete Clair, Charles Bukowski e Friedrich Nietzsche. "Ela sempre teve amor pelos livros e toda essa coleção foi o que inspirou sua própria obra. Como ela gostaria que os livros ficassem todos juntos, a gente encontrou aqui, na Biblioteca Clodomir Silva, uma espaço ideal. Para nós está sendo um momento de realização importante, sabendo que a memória dela vai ser sempre lembrada", ressalta Lícia Hanchaw, irmã da escritora.

Além de poetisa, Maria Cristina Gama, carinhosamente chamada de Kika, expressava talento como compositora e artista plástica. Embora tenha produzido muitos textos, Maria Cristina, teve apenas quatro livros publicados em vida: "A Próxima Índia" (1998), "O Peixe Práxis" (2000), "O Anjo Sujo" e "O Violino Cerebrino" (2004).  

"Nossa ideia é publicar, futuramente, outros dois livros que Maria Cristina deixou prontos, além de vários textos que temos guardados", afirma a produtora, Ilma Santos, responsável pelo acervo da escritora. Ainda segundo Ilma, o principal objetivo da doação, do sarou e de outros eventos referentes à Maria Cristina, é manter viva a memória da poetisa, além de incentivar a leitura e outros escritores.

Para a diretora da Biblioteca, Maria de Fátima Goes, é uma alegria abrigar um acervo tão rico como o de Maria Cristina Gama.  "Esta doação vai acrescentar valores à Biblioteca, até porque, muitos desses livros a gente ainda não estavam disponíveis na Clodomir. É uma honra enorme receber esta doação", enfatiza.  Sobre o sarau, a diretora ressalta que é uma forma de reconhecimento e retribuição. "Pensamos no sarau para agradecer à família, principalmente a mãe dela, dona Gláucia Gama, e comemorar, porque a Cristina foi uma poetisa muito importante para Sergipe".

O Sarau foi aberto pela presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, que enfatizou o valor da palavra, da poesia e da literatura para a formação das pessoas. Também estiveram presentes alunos do supletivo do Colégio Unificado que participaram declamando alguns poemas da autora.  

O acervo de Maria Cristina Gama já está disponível para o público para locação e consultas. A Clodomir Silva está localizada na Rua Santa Catarina 314, Bairro Siqueira Campos. Mais informações pelo telefone (79) 3179-3742.  

Mais Notícias de Entretenimento
Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
16/03/2021  11h43 Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
Maratona cultural é promovida pela Prefeitura
Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
11/03/2021  12h00 Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”
Foto: Divulgação
11/03/2021  09h33 Feira da Música debate o papel das rádios na cultura em Aracaju
Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira
Canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado. Foto: MAVI
10/03/2021  11h49 Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil
Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
09/03/2021  06h30 Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas