Alunos são premiados na segunda etapa da exposição Avie!
Entretenimento 01/02/2017 14h39Exposição de obras de arte, apresentação teatral e premiação marcaram esta terça-feira (31), durante a segunda etapa do Festival AVIE! – Artes Visuais na Escola, que aconteceu na Galeria J. Inácio, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju. O evento é uma iniciativa inédita em Sergipe, executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores (Nupi), e promoveu uma mostra coletiva de dezenas de obras de artes visuais criadas pelos discentes da Rede Estadual de Ensino.
De acordo com a professora de Arte e técnica do Nupi, Danielle Virginie, o sucesso do Festival Avie é fruto do talento dos alunos e reflexo do empenho dos professores de artes visuais. Além disso, o apoio da Seed foi essencial. “Encerramos o trabalho que teve início no segundo semestre de 2016. Estou muito feliz porque a adesão ao projeto superou as expectativas. Por isso, foi necessário dividir a exposição em duas etapas”, declarou.
Para a professora do curso de Design e membro da comissão julgadora, Germana Gonçalves de Araújo, nas produções existe uma riqueza no tocante ao caráter estético. “A expressão artística estimula de maneira real a sensibilidade humana. Acredito em iniciativas como esta, que convida os estudantes a terem contato com a prática”, observou.
A assessora Edneia Elisabete Cardoso Sobral, na cerimônia de premiação, representou o secretário Jorge Carvalho. Segundo ela, a iniciativa é fantástica, e para os jovens, reflete como um meio de expressão e valorização. “A arte está intrínseca em toda a nossa vida. É um trabalho grandioso, e o Nupi está de parabéns. Os estudantes que se envolvem com a cultura se tornam cidadãos de bem, pois terão um outro olhar para todas as coisas”, salientou.
Premiação
O estudante do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, em Nossa Senhora do Socorro, Willian Souza do Nascimento, não conseguia conter a alegria ao receber a notícia de que conquistou o primeiro lugar. “Estou muito emocionado. A premiação foi uma boa surpresa. Desde pequeno sempre gostei de desenhar, e a minha inspiração é o artista plástico Charles Laveso”, disse.
Para Kalinda Flauzino, do Colégio Estadual Gentil Tavares, em Frei Paulo, que conquistou o terceiro lugar, a fotografia é um meio de expressão. “É preciso experimentar, ousar. Eu pretendo explorar as possibilidades do meu olhar registrando o que me toca”, declarou.
“A técnica que uso é o grafite. Utilizo cotonete, algodão, o que encontro em casa, e assim exploro minha criatividade. Para mim, a produção artística é uma forma de expressar meus sentimentos”, explicou Weslley de Oliveira Soares, estudante da Escola Estadual José Barreto Fontes.
Todos os alunos que participaram do Avie tiveram as obras expostas e receberam a menção honrosa. O segundo lugar ficou com o estudante Tiago José Pinto, do Colégio Estadual Antônio Garcia Filho.
Festival AVIE! – Artes Visuais na Escola
O projeto Avie é uma iniciativa da Seed, realizada por meio do Nupi. O objetivo do concurso é estimular a produção artística dos alunos que estão matriculados na rede, nos níveis amador e profissional, contribuindo assim para a identificação dos novos talentos no cenário das Artes Visuais em Sergipe.
O concurso contou com obras da pintura, fotografia, desenhos, imagens digitais, colagens e esculturas em preto e brando ou em cores. A exposição das obras escolhidas na segunda etapa do concurso ficará disponível de 31 de janeiro até o dia 20 de fevereiro.
Conforme reconhece Danielle Virginie, a Exposição Avie! é o resultado da produção que acontece durante o ano e da observação por parte dos professores desses estudantes que se destacam no tocante ao olhar e à tendência ao envolvimento com a produção artística.
Fonte: Ascom Seed


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas