Aracaju de Tototó já está no calendário cultural
Entretenimento 11/10/2014 10h00Por Tíffany Tavares
O Projeto Aracaju de Tototó, organizado há 11 anos pelo jornalista e ambientalista Osmário Santos, consiste em um passeio de tototós – embarcações de transporte movidas a motor de madeira – com propósito de um grito ecológico em preocupação às águas sergipanas, em especial o Rio Sergipe, que percorre o rio Sergipe desde o Bairro Inácio Barbosa, até a Barra dos Coqueiros, já está no Calendário Cultura de Sergipe.
A manhã da última quarta-feira (08) foi especial para o jornalista, pois o Projeto de Lei11/2014 que inclui o projeto “Aracaju de Tototó” no Calendário Cultural de Sergipe, foi aprovado. A medida define que o Governo de Sergipe deve prestar apoio à iniciativa de suas realizações anuais, no dia do aniversário da capital sergipana, comemorado todo 17 de março.
De acordo com coordenador Osmário Santos, o projeto Aracaju de Tototó é a consolidação de uma proposta ambientalista e social em defesa do Rio Sergipe. “Quando começamos no primeiro evento, já sabíamos de nossa responsabilidade em mantê-lo, porque para salvar o Rio Sergipe, não é de uma hora para outra, é preciso fazer uma história”, afirma o jornalista.“Este evento significa muito, porque não é apenas um passeio. É um passeio ecológico, com consciência ambiental, social, econômica e onde todos estão unidos nesta luta em favor do Rio Sergipe. É muito emocionante, tem cunho social, mas não político. A inserção no calendário cultural de Aracaju é mais uma vitória”, ressalta Osmário Santos, lembrando que o Aracaju de Tototó já havia sido inserido no Calendário Nacional de Turismo do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), mas foi retirado.
Fotos: Tíffany Tavares


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas