Aracaju recebe feira gastronômica sustentável
Objetivo do evento, que acontece no dia 9 de outubro, é ressaltar a importância do reaproveitamento de alimentos, a partir do conhecimento de cinco chefs sergipanos
Entretenimento 06/10/2016 19h48

Que tal participar de um evento gastronômico voltado para toda a família que, de quebra, tem um foco voltado à sustentabilidade e ao conceito de cozinha coletiva? Este é o objetivo do evento “Cozinha Coletiva – Quem Vem Come Bem”, idealizado pelo Instituto GBarbosa, em parceria com a Feirinha Gastrô, que será realizado no dia 9 de outubro, em Aracaju (SE). O evento é gratuito e acontece das 12h às 21h, no estacionamento do Hiper GBarbosa Francisco Porto.

A ideia da ação é oferecer pratos desenvolvidos a partir do aproveitamento total de ingredientes e reaproveitamento de alimentos, como cascas de frutas, por exemplo, ao custo de R$ 5 ou R$ 10. Para isso, foi escalado o time de cinco profissionais da área gastronômica da Feirinha Gastrô: Leu Nascimento, Rodrigo Nery, Raiane Pereira, Cleiton Camargo e Danila Duarte.

Eles estão desenvolvendo um cardápio surpresa, que será assinado de forma coletiva, cujo principal sentido é mostrar para a população que é possível cozinhar de forma sustentável, aproveitando tudo o que o alimento oferece, e não somente algumas partes dele.

Informação e diversão para toda a família

“Vamos trabalhar com produtos de qualidade e sempre focando no aproveitamento, para mostrar que o desperdício não é necessário. Para isso, estamos trabalhando em parceria com diversas instituições, como a Unit e o Sebrae”, afirma uma das chefs participantes, Danila Duarte.

Além disso, o conceito da coletividade também será trabalhado no evento, para mostrar que toda a família pode se divertir junta neste ambiente. “Atualmente, a mídia enfatiza a competitividade na cozinha e precisamos relembrar que uma comida boa de verdade é aquela feita com amor, e que a cozinha é o coração da casa”, enfatiza Raiane Pereira.

E pensando na proximidade com o Dia das Crianças, já que se trata de um evento para toda a família, o “Cozinha Coletiva – Quem Vem Come Bem” abrigará também um Espaço Kids, voltado para os pequenos.

Aproveitamento de alimentos

Trabalhando com o tema já há anos, o Instituto GBarbosa sempre preza pela conscientização no uso de alimentos. Através de parceria interna com o projeto Mesa Brasil, do Sesc, centenas de toneladas de alimentos são doados todos os anos com o objetivo também de reaproveitá-los.

Neste evento, o vice-presidente da instituição, Fábio Sento Sé Oliveira, afirma que o objetivo é externar o tema aos clientes e transformá-los em protagonistas neste processo de conscientização não só de reutilizar alimentos, mas também da busca por uma alimentação saudável e natural.

“Alimentação saudável é preocupação emergente em nossa sociedade, onde o sobrepeso e a obesidade estão se tornando problemas endêmicos. Adicionalmente, o reaproveitamento permite maior eficiência no uso de recursos naturais tão preciosos, que são os alimentos”, complementa.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Entretenimento
Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
16/03/2021  11h43 Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
Maratona cultural é promovida pela Prefeitura
Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
11/03/2021  12h00 Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”
Foto: Divulgação
11/03/2021  09h33 Feira da Música debate o papel das rádios na cultura em Aracaju
Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira
Canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado. Foto: MAVI
10/03/2021  11h49 Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil
Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
09/03/2021  06h30 Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas