Barco de fogo deve animar noites dos forrozeiros em Estância (SE)
Nos dias 11 e 24 de junho acontecem os principais eventos na cidade do sul do Estado Entretenimento | Por Saullo Hipolito* 30/05/2019 08h23 - Atualizado em 30/05/2019 16h03O tradicional Barco de Fogo de Estância é um bem histórico e cultural feito artesanalmente, de cunho tradicional, e ligado ao ciclo junino. Produzido exclusivamente em Estância o bem cultural, em sua origem, data do inicio do século XX, criado por Chico Surdo. Em 2019, as corridas acontecem de 31 de maio à 30 de junho, com dois barcos diariamente.
No dia 11 de junho o evento tem uma programação especial, com 11 barcos que são preparados exclusivamente para esse momento, em que é comemorado o Dia do Barco. Todas as corridas acontecem na praça principal do município.
A transmissão do saber e fazer o barco de fogo é tradicional em Estância: os pais vão passando conhecimento da produção de fogos para os filhos, parentes, os ajudantes, como também aqueles que estejam no meio e se interessem pela produção do bem cultural.
O tradicional concurso acontece no dia 24 de junho, com aproximadameste 14 participantes. O evento acontece no forródromo local. "Essa tradição acaba retratando uma particularidade da cidade e a identidade do povo estanciano", diz o jornalista Pisca Jr.
O Poder Público estadual reconheceu o Barco de Fogo como patrimônio cultural do povo sergipano, através da Lei 7.690. Onze de junho foi estabelecido como o Dia do Barco de Fogo, data de nascimento de seu criador, Chico Surdo, e faz parte do calendário cultural do município de Estância.
Confira a programação completa da festa aqui.
Busca-Pé
A maior tradição de Estância na área de fogos é o Busca-Pé, onde o barco de fogo está ligado diretamente. Não tem barco de fogo sem Busca-Pé. Para a produção desse bem histórico e cultural, ocorrem vários processos que vão da aquisição da taboca, corte do bambu, exposição deste ao sol, entre tantos procedimentos que envolvem a parte estética ao formato do bem cultural, que em sua essência é um Barco, porém podendo representar um avião, um ônibus, por exemplo.
Com informações do pesquisador Marcos Carvalho Lima.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas