Carpe Diem completa 20 anos de atividades artísticas em Aracaju
Companhia de dança fará uma live em comemoração neste sábado, a partir das 17h Entretenimento | Por Fernanda Araujo 21/08/2020 20h20A Companhia de Dança Carpe Diem, em Aracaju, completa 20 anos de atividades artísticas. Depois de subir ao palco pela primeira vez no Teatro Atheneu na capital sergipana, em agosto de 2000, o grupo de bailarinas desde então coleciona diversas apresentações, em Sergipe e em outros estados, que culminaram em premiações.
No entanto, hoje, as bailarinas se veêm em uma nova realidade: a de estarem impedidas de mostrar seu trabalho presencialmente devido à pandemia do novo coronavírus. "Embora nos sentimos orgulhosos por tantas conquistas ao longo de duas décadas passando em diversas regiões do Brasil, estamos vivendo um momento muito difícil para a arte em geral, que se encontra impossibilitada de atuar presencialmente. Ficamos impossibilitados de realizar nossos eventos anuais", afirma Flavia Kahyna, coordenadora e coreógrafa da Cia.
A profissional da dança relata que atualmente a Carpe Diem mantém as atividades apenas de forma online. Já as aulas que são ofertadas acontecem normalmente através de videoconferência. "Estamos tentando seguir, apesar das dificuldades", diz Flavia.
Mas, mesmo com os empecilhos impostos pelo atual contexto da Covid-19, o show não pode parar. E para comemorar todos os anos de dedicação, com inovação e criatividade, o grupo realiza uma live que acontece neste sábado (22), a partir das 17h. A transmissão será pelo youtube e instagram @ciadedancacarpediem, com apresentação de 12 bailarinas integrantes. O trabalho coreográfico da Cia é todo feito através da linguagem da dança oriental.
"Na Live as bailarinas se apresentam cada uma ao vivo, diretamente de suas casas, onde estamos todas em isolamento. Mesmo com condições tão limitadas não poderíamos deixar de comemorar 20 anos de muitas lutas e conquistas levando o nome Sergipe por diversos Estados no Brasil", diz a coordenadora do grupo.
Sobre a Carpe Diem
A Cia é produtora de diversos eventos artísticos no estado, sendo o maior deles o Festival Danças Árabes de Sergipe (ARABESK), que acontece anualmente há 12 anos e oportuniza a diversos profissionais e amantes que assistam o espetáculo, promovendo ações de acessibilidade e apoio a instituições carentes.
A Carpe Diem também tem foco na formação artística cultural de alunos e integrantes. Com as fusões de estilos em suas coreografias, a Companhia enfatiza a diversidade cultural no mundo, mas mantém a base e valorização da cultura original, explorando as experiências individuais através da pesquisa, considerando o meio natural e social. A Carpe Diem também já teve trabalhos premiados em eventos nacionais e internacionais como o Rio Orient (Encontro Internacional de Cultura do Oriente Médio), que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.
*Com informações e vídeo da Cia Carpe Diem





