Curtas sergipanos abrem 16ª edição do Festival Iberoamericano
Entretenimento 14/09/2016 10h27Na noite dessa terça-feira (13), aconteceu no Cinema Vitória a abertura oficial do 16º Festival Iberoamericano de Cinema (Curta-SE). O público pôde conferir a Mostra Competitiva de Curtas Sergipanos.Os presentes assistiram filmes produzidos e rodados em Sergipe com duração média de 20 minutos.
Foram exibidos A cura, de Fred Massa, A vida que não cabe, de Baruc Carvalho Martins, Ninguém nunca ouve – Hadryedja Dias Montes e O Doce Exílio – A breve passagem de Jorge Amado por Estância/SE, de Sérgio Borges.
Rosângela Rocha, diretora Executiva e idealizadora do Curta-SE, destacou a luta de difusão do audiovisual em Sergipe. “Abrir o Festival com os curtas sergipanos é uma alegria imensa, pois mostra que os produtores de audiovisual em Sergipe não ficam parados. Mais uma vez a gente retorna à nossa luta, que é a difusão de cinema e cultura no estado. Acreditamos que o Curta-SE dá esse espaço aos atores sergipanos. Além disso, possibilita encontros e discussões fantásticas”, disse.
Para o secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, o Festival é muito importante para a cultura sergipana. “O Governo tem obrigação de apoiar um evento como esse. É lógico que quem realiza é o Curta-SE, mas o Governo tem essa obrigação. É um evento que consolida e dá espaço ao cinema sergipano, além de ajudar a discutir formas, direções e conteúdos. As pessoas precisam voltar a participar do Curta-SE, os alunos da universidade a vir conhecer e estar aberto à essas discussões”, enfatizou.
Nesta quarta-feira (14), a partir das 14h, a sala Avenida Brasil, receberá mais uma agenda de programações, com a apresentação de Mostras Competitivas de Trailers, Web Séries e Videoclipes, com a realização de debates. Às 19h, terá início a Mostra Competitiva de Longas, que traz Xingu Cariri Caruaru Carioca, de Elizabeth Formaggini, O crime da cabra, com direção de Teresa Aguiar e Ariane Porto, e “Galeria F”, com direção de Emília Silveira, todas com ingresso disponível na bilheteria do cinema, que conta com a capacidade de 130 lugares.
Os curtas serão avaliados por júri popular e oficial e o resultado sai dia 17 de setembro, na cerimônia de encerramento do evento.
Apoio
Através da Lei de incentivo à Cultura, o Festival tem o apoio da Revista Preview, Benedito Lado B Produções, Mix Estúdios, Mistika, Cia Rio, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, NET, Festival de Avanca – PT, Fest’Afilm – FR, Tagi.i ; e apoio cultural do Cinema Vitória, Secult-SE através do Funcart. A realização é da Casa Curta-SE, AVBR Produções e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Fonte:Casa Curta-se
Foto: Sóstina Silva


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas