Debates sobre o Plano Estadual de Cultura são retomados
Os encontros tem como proposta revisar e definir objetivos e metas que irão guiar o plano nos próximos dez anos. Entretenimento 17/09/2016 18h27A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou na última quinta-feira (15), a primeira das cinco reuniões, deste bloco de debate, sobre o Plano Estadual de Cultura. Os encontros, que são abertos ao público, acontecem divididos por eixos específicos sempre nas terças e quintas-feiras, pela manhã, com o objetivo de revisar e definir os objetivos e metas que irão guiar o plano nos próximos dez anos.
O secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, explicou que antes da retomada da discussão sobre o plano, houve uma busca sobre uma documentação, já existente, para que pudesse auxiliar no debate. “Buscamos trazer para a equipe da Secult pessoas que já haviam trabalhado no início do plano, assim como resgatamos a documentação que existia, para dar continuidade ao que foi trabalhado anteriormente. Estes eixos foram revistos, e a partir daí, serem reabertos para discussão. É importante deixar claro que estamos discutindo uma política pública para a cultura do estado, que vai permanecer nas próximas gestões”, ressaltou.
A deputada estadual Ana Lúcia falou sobre os trâmites que o projeto seguirá ao chegar à Assembleia Legislativa e sobre a importância destas diretrizes estarem previstas em lei. “No plano será feito uma previsão de metas e diretrizes para dez anos, por isso, é uma política pública em que a sociedade pode saber exatamente o que deverá ser implementado, e cobrará esta implementação. Isso porque será uma lei, portanto deve ser executada independente de qualquer governo. O mérito do plano é esse, tratar de políticas públicas e não de políticas de governo. Precisamos da mobilização de toda a área cultural na participação desta construção, para que de fato possamos atingir todos os objetivos que interessa para as diversas áreas da cultura”, defendeu.
Da mesma forma, a fotógrafa Melissa Warwick, acredita ser necessária a participação de todos os setores da cultura. “Eu acho importantíssimo este plano de cultura e esperamos realmente que estas ações sejam colocadas em prática. Seria fundamental que estivessem mais pessoas participando. Agora é hora de levantar a mão, perguntar e sugerir, cada setor representando a sua área e reivindicando sua parte. Eu, por exemplo, quero saber o que será feito pela área da fotografia, se estão editais, incentivo, entre outros”.
A reunião de abertura contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, do representante do Conselho Estadual de Cultura, Péricles Morais de Andrade Junior, e do representante diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, que em 2012 coordenou o início das discussões do Plano pela Secult.
Participação Online
Com o intuito de ampliar a participação popular na gestão cultural, Minuta do Plano Estadual de Cultura também está disponível no site da Secult e no blog para consulta pública. A partir dela, o público pode dar opiniões e sugestões, pelo e-mail (planodeculturase@cultura.se.gov.br), para que estas sejam discutidas em reuniões públicas. A minuta, que contém diretrizes para o plano, foi elaborada a partir de reuniões nos sete territórios sergipanos e de documentos de base, compostos por relatórios de conferências realizadas em outros estados do Brasil.
As reuniões acontecerão nas terças e quintas, no Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a partir das 09 horas, divididas nos seguintes eixos: Situação do Plano Estadual de Cultura, Gerir para Democratizar, Conhecer para Reconhecer, Preservar para Garantir e Fomentar para Produzir.
Calendário das próximas reuniões
Local: Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória
Horário: sempre às 09 horas
20/09 – Terça- feira - Reunião Eixo I- GERIR PARA DEMOCRATIZAR
22/09 – Quinta-feira - Reunião Eixo II - CONHECER PARA RECONHECER
27/09 – Terça-feira - Reunião Eixo III - PRESERVAR PARA GARANTIR
29/09 – Quinta-feira - Reunião Eixo IV – FOMENTAR PARA PRODUZIR
Fonte: Agência Sergipe


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas