Diogo Nogueira faz roda de samba no projeto Tamar, em Aracaju
Entretenimento 24/04/2017 07h41O cantor e compositor carioca Diogo Nogueira vai comandar uma roda de samba especial em comemoração aos 15 anos do Projeto TAMAR Aracaju, dia 28 de abril, a partir das 20h00, no Oceanário. A inspiração da noite será a tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), espécie mais abundante nas praias de Sergipe, que tem um comportamento curioso ao desovar: ela samba.
Com o patrocínio da Petrobras, o TAMAR já protegeu no Estado nos últimos 35 anos mais de 93mil ninhos de tartarugas marinhas das 4 espécies que se reproduzem em Sergipe, 84% destes de tartaruga-oliva, e tem muitos motivos para celebrar. O momento é especial também pelo início das comemorações em 2017 do aniversário de 35 anos da parceria com a Petrobras. Com o patrocínio contínuo da empresa desde 1982, e conquistas como uma nova geração de fêmeas a desovar nas praias brasileiras e o aguardado “Filhote 35 Milhões” no final do ano, o TAMAR convidará a todos para compartilhar resultados e alegrias nos próximos meses.
Diogo Nogueira se apresenta pela primeira vez no TAMAR e promete uma noite de alegria e muito samba para homenagear as olivas. Com uma carreira premiada e uma vasta discografia, o artista emociona plateias dentro e fora do Brasil. Além de ser indicado e de ter ganhado diversos prêmios importantes da música brasileira e internacional, como VMB da MTV Brasil e o Grammy Latino, conquistou o DVD de Platina duplo e Disco de Ouro. Além de fazer shows, o cantor segue apresentando o programa Samba na Gamboa da TV Brasil, todas as terças-feiras.Aumento no número de desovas – Dados recentes da temporada de reprodução 2016-2017, que terminou em março, mostram um aumento em relação à temporada anterior de 31% no número de desovas de tartaruga-oliva no Brasil. “Desde 1982, o TAMAR protegeu em Sergipe mais de 93 mil ninhos de tartarugas marinhas, o que representa hoje aproximadamente 35% do total de desovas protegidas pelo Projeto nas principais áreas de reprodução no país”, conta o analista ambiental do Centro Tamar/ICMBio, César Coelho.
Mesmo com resultados positivos, os registros de pescaria de arrasto na região preocupam e mobilizam os pesquisadores. Nos Estados de Alagoas, Sergipe e norte da Bahia, onde estão as principais praias de reprodução da tartaruga-oliva no país, o arrasto do camarão é a pescaria que mais interage com indivíduos adultos desta espécie, pois ambos utilizam a mesma área. A captura incidental de tartarugas nessa fase de vida de grande importância biológica, pois levam até quase 30 anos para atingir a maturidade sexual, é uma das mais graves ameaças à sobrevivência da população dessa espécie no Brasil.
Samba das Olivas – Noites escuras, permeadas por ventos fortes e marés cheias, podem esconder um dos comportamentos mais enigmáticos dentre as espécies de tartarugas marinhas, a desova da tartaruga-oliva, pois ela sabe dançar. A tartaruga-oliva deposita cerca de 100 ovos a cada postura e completa a desova com muita rapidez. Depois ela dança (como um sambinha num pandeiro) para cobrir o ninho. Sendo uma das menores e mais leves tartarugas marinhas do mundo (média de 42 kg de peso e 72 cm de comprimento de casco), na hora de fechar o ninho bate as laterais da carapaça, uma de cada vez, para garantir a compactação da areia e a proteção dos ovos. E assim que o samba acaba, volta logo, com pressa, para o mar. As outras espécies, que são maiores e mais pesadas, não precisam desse recurso, pois o próprio peso sobre o ninho já garante a compactação da areia.
“Vemos esse espetáculo quando monitoramos as praias à noite e temos o privilégio de acompanhar as desovas de tartaruga-oliva”, diz Coelho. “O samba das Olivas é uma estratégia reprodutiva dessa espécie para proteger o ninho. A curiosidade despertou a escolha do estilo musical para as comemorações no final de abril, que também contarão com informações sobre a conservação das tartarugas marinhas em Sergipe e no Brasil”, completa.
Serviço
Roda de Samba com Diogo Nogueira nos 15 anos do TAMAR Aracaju
Abertura: Samba do Arnesto e DJ Kaska
Data: 28/04/2017
Horário: a partir das 20h00
Local: Projeto TAMAR Aracaju, Av. Santos Dumont, 1010, Atalaia
Ingressos: 60,00 (inteira) e 30,00 (meia)
Informações: 79 3243-3214
Fonte: Assessoria de Comunicação


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas