Exposição “Cinzentos” é lançada na Galeria J. Inácio
Entretenimento 12/03/2017 10h38 - Atualizado em 12/03/2017 12h12Esculturas inspiradas em cães reais compõem a exposição “Cinzentos”, do artista visual Elias Santos, lançada nesta quinta-feira, dia 09, na Galeria de Arte J. Inácio. A mostra é a primeira das seis exposições selecionadas pelo Edital de Ocupação 2017, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e segue aberta ao público até o dia 10 de abril.
O secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, esteve presente no lançamento da exposição e demonstrou satisfação com o sucesso do Edital de Ocupação da Galeria J. Inácio. “Tivemos um aumento de inscrições nesse edital, e artistas de 14 estados do país, participaram. A Secretaria está muito feliz por ter a oportunidade de realizar esse edital”, afirmou.
Cinzentos é uma proposta inédita com elementos tridimensionais, a partir de esculturas de concreto, em forma de cachorros, que simbolizam a solidão. A mostra é composta por 12 esculturas produzidas a partir de fotos de cães, tiradas pelo artista, por diversas cidades de Sergipe.
Elias Santos parabenizou a Secretaria de Cultura e a Galeria J. Inácio pelo trato com os artistas da terra e salientou a importância das exposições em Sergipe. “O Secretário está de parabéns por proporcionar aos artistas de todo o Brasil esse momento de troca com os aracajuanos. Isso democratiza e cria uma visibilidade maior para a arte contemporânea”, destacou.
Este é o segundo ano consecutivo que a Secult lança o edital. Em 2016, 17 projetos foram inscritos concorrendo pelas seis mostras que foram realizadas ao longo do ano. Já nesta segunda edição, a procura de artistas aumentou, com um total de 36 propostas inscritas. As seis mostras estão definidas em um calendário que segue até dezembro.
Para a diretora da Galeria, Jane Junqueira, o aumento de inscritos no segundo edital, se deve a credibilidade que foi alcançada com o primeiro. “Ficamos muitos felizes em verificar a satisfação tanto do público, que visitou as exposições, quanto dos artistas, que participaram. Acreditamos que a Galeria cumpriu seu papel, na medida em que, possibilitou o encontro de diversos estilos dentro das artes visuais”, afirmou.
Sobre o artista
Elias Santos iniciou sua pesquisa com esculturas na década de 90, mas sem deixar de lado outras técnicas, como desenho e xilogravuras. Graduado em História, com especialização em Arte Educação, estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Como artista, foi premiado salões de arte pelo país, participando de diversas exposições individuais e coletivas.
Fonte: Secult


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas