Festival Curta-SE 2016 destaca papel da mulher na cena audiovisual
Entretenimento 12/09/2016 09h53 - Atualizado em 12/09/2016 16h16Por F5 News
Começa nesta segunda-feira (12) a 16ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe. Até o próximo dia 17 de serão exibidas várias produções que este ano trazem como tema “Lugar de Mulher é no Cinema”.
A diretora executiva do festival, Rosângela Rocha, explica que a mostra analisa o contexto da sociedade para definir o seu tema e este ano foi definido após discussões nacionais acerca do papel da mulher no cinema. “Mas não só no cinema, como numa ocupação de uma forma geral. As mulheres vêm assumindo papéis importantes na sociedade e o cinema representa muitas questões da sociedade”, destaca.
No primeiro dia do festival, o público poderá conferir a exibição das Mostras Competitivas, através do site www.curtase.org.br. Estarão disponíveis as produções “Água, me dá um balde aí”, de Eduardo Monção Jr., “Coffee Break”, de Ernesto Molinero, “Nosztalgia”, sob direção de Vanessa Malheiros e Wayner Tristão, Pequeños, de Román Reyes, e Pregobol, do diretor Helio Ronyvon.
Na terça-feira (13), o Curta-SE terá sua abertura oficial no Cinema Vitória, na sala Avenida Brasil, a partir das 19h, com a exibição da Mostra Competitiva de Curtas Sergipanos. O acesso será livre, os interessados poderão acompanhar a apresentação de trabalhos como A cura, de Fred Massa, A vida que não cabe, de Baruc Carvalho Martins, Ninguém nunca ouve – Hadryedja Dias Montes e O Doce Exílio – A breve passagem de Jorge Amado por Estância/SE, de Sérgio Borges.
Na quarta-feira (14), a partir das 14h, a sala Avenida Brasil, receberá mais uma agenda de programações, com a apresentação de Mostras Competitivas de Trailers, Web Séries e Videoclipes, com a realização de debates. Às 19h, terá início a Mostra Competitiva de Longas, que traz Xingu Cariri Caruaru Carioca, de Elizabeth Formaggini, O crime da cabra, com direção de Teresa Aguiar e Ariane Porto, e “Galeria F”, com direção de Emília Silveira, todas com ingresso disponível na bilheteria do cinema, que conta com a capacidade de 130 lugares.
Na quinta-feira (15), às 14h, o Festival apresentará a Mostra Informativa de Curtas, com retirada de ingresso no local do evento. Às 15h terá início a Roda de Conversa – “Existe um Cinema Feminino?”, que contará com a presença de representantes dos respectivos longas. A partir das 17h, será exibida 1ª Mostra Informativa de Longas, de Barata Ribeiro, e em seguida, às 19h, a 1ª Mostra Competitiva de Curtas Iberoamericanos.
No penúltimo dia de exibições, 16 de setembro, os telespectadores poderão acompanhar a 2ª Mostra Informativa de Curtas, a partir das 15h, a 2ª Mostra Informativa de Longas, às 17h10, e a 2ª Mostra Competitiva de Curtas Iberoamericanos, às 19h. No sábado (17), o festival encerrará suas competições a partir das 19h, com a Cerimônia de Premiação Curta-SE 16.
Criado em 2001, o Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe (Curta-SE) foi concebido inicialmente como um pequeno festival de curtas-metragens voltado para o público universitário. Atualmente é um dos mais importantes eventos do calendário nacional de festivais de cinema.
Confira a relação dos selecionados e a programação do evento.


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas