Funcaju será a nova casa do Carrossel do Tobias
Entretenimento 06/07/2015 14h17Assinado no último dia 2 pela presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) Aglaé Fontes, o Instituto Banese, representado pelo Diretor Superintendente Ezio Déda e pelo Diretor de Programas e Projetos Marcelo Rangel, o Termo de Cessão de Uso das peças remanescentes do ‘Carrossel do Tobias'.
O brinquedo secular famoso por encantar crianças e adultos durante o período natalino, fará parte do acervo do Centro Cultural de Aracaju, unidade da Funcaju., que receberá além das peças remanescentes do carrossel original, toda a estrutura e o conteúdo que fizeram parte da exposição ‘Carrossel do Tobias'.
De acordo com a Presidente Aglaé Fontes, o brinquedo que era montado no Parque Teófilo Dantas alegrou diversas gerações de crianças. "Para nós é uma alegria receber o Carrossel que fez parte da infância de tanta gente e tem ligação direta com o lúdico. Agora ele fará parte do acervo do Centro Cultural de Aracaju, local que valoriza toda a história da capital sergipana e contribuirá para o fortalecimento das ações de propagação e incentivo a cultural desenvolvidos pela Funcaju", disse.
O brinquedo que ficou em cartaz no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo, ficará sob responsabilidade da Funcaju pelo período de cinco anos. Aglaé Fontes falou que a partir da semana que vem ele será desmontado e as peças seguirão para o Centro Cultural de Aracaju, sendo aberto para visitação no final desse mês. A cessão tem o objetivo de possibilitar que mais pessoas tenham acesso a informações sobre o carrossel e sobre a dimensão simbólica que ele tem para os aracajuanos.
Carrossel do Tobias
O Carrossel do Tobias é um brinquedo secular, trazido dos Estados Unidos, tendo chegado no Brasil no final do século XIX, iniciando seu funcionamento na Cidade de Recife/PE, onde permaneceu alguns anos. Depois foi para Maceió/AL e no ano de 1904 chegou a Aracaju, onde era montado anualmente, no período natalino, em praças e parques da Capital, conforme programação natalina. Nele as pessoas subiam nos cavalos e bancos para dar uma volta e tinha um boneco negro no centro do Carrossel, denominado de Tobias.
Em 1984, o Carrossel do Tobias foi comprado pelo Governo do Estado de Sergipe e tombado em 1987. Na época do tombamento o Carrossel já estava em estado de deterioração e em 2012 as suas peças remanescentes foram cedidas para o Instituto Banese e restauradas. No natal de 2013 foi lançada a exposição ‘O Carrossel do Tobias', no Museu da Gente Sergipana, que ficou em cartaz até novembro de 2014.


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas