Galeria de Arte J. Inácio comemora 37 anos de atividades culturais
Espaço fomenta o conhecimento artístico e cultural em Sergipe
Entretenimento 10/12/2018 15h50

São 37 anos de uma das instituições culturais mais importantes de Sergipe. Democrática, vibrante e acessível, a Galeria de Arte J. Inácio comemora nessa segunda-feira, 10 de dezembro, 37 anos de existência. Com a conclusão da reforma e previsão para abertura do espaço físico já programada para 2019, a galeria iniciará o ano de casa nova.

O secretário de Estado da Cultura, José Augusto Gama, destacou que a Galeria cumpre um papel fundamental nas políticas públicas na área cultural. “2018 é o terceiro ano que a Secult realiza de forma democrática a ocupação desse espaço dos cidadãos sergipanos. E a essência da arte é justamente ser democrática, sem nenhum preconceito e respeitando os direitos da cidadania”, contou.

A diretora da galeria, Jane Junqueira, relembra os 37 anos do espaço cultural, rememorando os momentos mais marcantes de sua trajetória. “A galeria está em constante transformação, reinventando sempre suas ações, seja através das oficinas e das mediações culturais que temos realizado aqui, ou através das exposições selecionadas de maneira democrática por meio dos editais de ocupação”, pontuou.

Inaugurada em 1981 pelo Governo de Sergipe, a Galeria já abrigou centenas de exposições individuais e coletivas, com trabalhos dos mais consagrados artistas sergipanos e do Brasil, além de artistas de outros países. O espaço também foi cenário de diversos lançamentos de livros e catálogos culturais. Em 2015, a J. Inácio passou por um processo de revitalização com novos equipamentos de iluminação, ventilação e ambientação adequada para retomar as exposições, recebendo de lá pra cá mais de oito mil visitantes.

Boas lembranças

Relembrando as várias exposições que já realizou na Galeria, o pintor e escritor Adauto Machado, disse sentir-se parte dessa história. “No momento em que comemoramos a trajetória e a permanência deste local que tanto favoreceu a nós artistas, eu me sinto bastante honrado pelas vezes que tive meus trabalhos contemplados e sempre com sucesso. Atitudes que têm por objetivo criar cultura, aumentar os incentivos em relação à arte de uma forma geral, merecem sempre ser destacadas”, disse.

Para o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Antônio Amaral, a Galeria cumpre um papel social muito importante. “Hoje comemoramos uma trajetória singular percorrida ao longo desses anos por esse espaço cultural tão pujante. Uma celebração que, sem dúvidas, merece os aplausos de toda a sociedade sergipana”, evidenciou.

Em 2018, a Galeria de Arte J. Inácio contemplou, ao todo, seis exposições de artistas sergipanos e naturais de outros estados, ambos selecionados através de edital. A coordenação já confirmou a abertura de um novo edital para o próximo ano.

 

Fonte: Ascom Secult

Mais Notícias de Entretenimento
Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
16/03/2021  11h43 Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
Maratona cultural é promovida pela Prefeitura
Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
11/03/2021  12h00 Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”
Foto: Divulgação
11/03/2021  09h33 Feira da Música debate o papel das rádios na cultura em Aracaju
Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira
Canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado. Foto: MAVI
10/03/2021  11h49 Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil
Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
09/03/2021  06h30 Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas