Grupo cultural de Laranjeiras participa de Festival Nacional
Entretenimento 05/09/2016 16h24 - Atualizado em 05/09/2016 18h14

O grupo São Gonçalo de Amarante da Mussuca, de Laranjeiras, representou Sergipe no Festival Nacional de Cultura Popular - Interculturalidades, promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Com 16 integrantes, o grupo sergipano se apresentou no dia 30 de agosto, em três locais: no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, seguida de cortejo pelas ruas do bairro até os Arcos da Lapa, no município de Duque de Caxias e na Reitoria da UFF. A participação no evento, contou com o apoio da secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Segundo o Mestre do São Gonçalo de Amarante, Neilton Santana dos Santos, a participação no Festival foi ótima e deixou o grupo muito satisfeito. “Nossa participação foi inesquecível. Recebemos vários elogios e alguns convites importantes, como um para participar de outro festival de cultura popular que irá acontecer em novembro, no Ceará. Esta viagem foi importante também no sentido de motivar os integrantes do grupo a seguirem com as nossas tradições”, contou.

 A dança de São Gonçalo reproduz o bailado do santo de mesmo nome, levada pelos portugueses para a costa do Congo-Angola, onde adquiriu novas cores. Chegou ao Brasil como uma celebração de origem portuguesa e é redefinida e potencializada pelos negros devotos do santo dançarino e violeiro de Amarante. Os tocadores enfeitam suas violas, tambores e cavaquinhos, e os dançadores bailam com suas saias, como o santo fazia, para pagar promessas.

O Festival Nacional de Cultura Popular, que iniciou no dia 12 de agosto, segue com programação intensiva e gratuita até o dia 18 de setembro. Com apoio do Ministério da Cultura, o evento soma mais de 100 atrações de várias regiões do Brasil, compostas por cortejos, shows, peças teatrais, cinema, artes visuais e debates sobre tradições, religiões e festeiro do Brasil.

A programação inclui os shows de Chico Cesar, Arnaldo Antunes, Lenine, Roberta Sá, Alceu Valença e MC Carol se unem a novos talentos independentes como Jaloo e Mahmundi. A mostra de cinema, também gratuita, traz uma seleção de filmes e documentários voltados para o cenário atual da política e sociedade, com mesas de debates após várias das exibições. Entre os palestrantes, o reconhecido cineasta Jean Claude Bernadet. Ao longo de todo o Festival também está sendo oferecida programação infantil.

Fonte: Agência Sergipe Notícias

Mais Notícias de Entretenimento
Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
16/03/2021  11h43 Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
Maratona cultural é promovida pela Prefeitura
Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
11/03/2021  12h00 Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”
Foto: Divulgação
11/03/2021  09h33 Feira da Música debate o papel das rádios na cultura em Aracaju
Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira
Canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado. Foto: MAVI
10/03/2021  11h49 Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil
Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
09/03/2021  06h30 Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas