Ocupe a Praça promove edição “A Ressaca da Parada”
Entretenimento 29/08/2017 07h50O último domingo (27), foi marcado pela ‘16ª Parada de Orgulho LGBT Sergipe’, realizada na Orla de Atalaia, um dos principais cartões postais de Aracaju. Entrando no clima, nesta quarta-feira (30), a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), realiza mais uma edição do ‘Ocupe a Praça’, com o tema “A Ressaca da Parada”. Uma das atrações é a exibição do filme de Leandra Leal, “Divas Divinas”. Uma das atrizes da trama, Divina Valéria, uma das primeiras transformistas do país, estará presente no evento.
O ‘Ocupe a Praça’ vem ganhando cada vez mais espaço na comunidade aracajuana por levar importantes temas de interesse social para discussão através do audiovisual. Desta vez, o público LGBT participa da edição especial do projeto que, além de exibir um filme que é um marco na história do cinema brasileiro, ainda será composto por música eletrônica com o DJ JO-EL.
De acordo com a coordenadora do NPD e organizadora do evento, Carol Westrup, as edições especiais temáticas do ‘Ocupe a Praça’ têm como objetivo aproximar determinados públicos e também sensibilizar a sociedade em relação aos contextos sociais. “O evento tem como proposta dialogar com os diversos segmentos e públicos que fazem eventos culturais, e a comunidade LGBT está inserida nesse contexto. Pensando nisso, nós entendemos que poderíamos estender a programação da parada, fazendo essa ressaca da parada, a fim de dialogar com as entidades e movimentos. Trazendo mais um momento de socialização e descontração para o público LGBT”.
Divina Valéria é considerada um ícone para comunidade LGBT. Ela foi uma das primeiras transformistas do Brasil. Desde a década de 60, Divina vem abraçando as causas lutando pelos direitos do público LGBT. Ainda, segundo Carol, o Centro Cultural de Aracaju ficará colorido com as cores do arco-íris. “Essa edição é ainda mais especial porque teremos a honra de dialogar com uma verdadeira estrela, que representa o público e que luta por suas causas. Além disso, a maravilhosa ainda fará uma apresentação “bafo” que tenho certeza que vai deixar todos de boca aberta”, disse a coordenadora.
A programação contará ainda com um show de transformismo com as turmas da Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado de Sergipe (Adhones) e Associação dos Travestis e Transexuais de Sergipe (Astra).
Ocupe a Praça
O projeto “Ocupe a Praça” é desenvolvido desde maio deste ano com o objetivo de revitalizar o centro de Aracaju a partir de uma alternativa cultural envolvendo cinema, música e gastronomia, em plena praça General Valadão, tendo o Centro Cultural de Aracaju como espaço privilegiado. O evento tem média de 250 pessoas por edição se configurando como mais opção de lazer no calendário cultural da cidade.
Programação
19h - Exibição de Divinas Divas com a presença de uma das atrizes, Divina Valéria;
21h - Apresentação Artística de Transformismo (Astra e Adhones)
21h - DJ JO-EL na praça
Fonte: Agência Aracaju


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas