Romantismo Vienense é destaque em concerto da Orsse
A apresentação acontece na próxima quarta-feira no Teatro Atheneu Entretenimento 02/10/2017 08h52A primeira abertura, Gruta de Fingal, trata-se de uma caverna marinha em uma ilha de um arquipélago escocês chamado “As Hébridas”, que faz parte de um reserva nacional daquele país. O seu tamanho e teto de arcos naturais, juntamente com os arrepiantes ecos produzidos pelas ondas, produzem um ambiente de uma catedral natural, e impressionaram o jovem Mendelssohn, em sua visita, inspirando-o a compor uma obra baseada em seus ecos. Já em relação à outra Abertura, trata-se da representação musical da “Melusina”, um típico personagem europeu: um espírito feminino das águas doces em rios e fontes sagradas, tal qual uma sereia dos rios.
Completa o programa a majestosa Sinfonia nº9 de Franz Schubert. Trata-se da mais importante sinfonia do compositor, mesclando influências do peculiar Lied austríaco, característico de Schubert, a melodias populares vienenses, sobretudo no Scherzo e no Finale. Uma de suas últimas obras da breve vida do artista – ele faleceu com não mais que 31 anos -, tardou uma década até que tivesse sua genialidade reconhecida e fosse difundida por toda o mundo.
Sobre o maestro
Guilherme Mannis é diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2006. Como regente convidado tem dirigido importantes grupos no Brasil e exterior. Doutorando em música, foi aluno destacado dos maestros Isaac Karabtchevsky e John Neschling. É professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe. A Orsse é uma realização da Secretaria de Cultura do Governo de Sergipe.
Serviço
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Série Laranjeiras III – “O Romantismo Vienense”
Guilherme Mannis, regente
Data: 04 de outubro de 2017 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Teatro Atheneu
Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Atheneu, nos valores deR$20 (estudantes, melhor idade e professores) e R$40.
Felix MENDELSSOHN
Märchen von der schönen Melusine (A Bela Melusina), op. 32
Abertura “A Gruta de Fingal”, op. 26
Franz SCHUBERT
Sinfonia nº9, em Dó Maior, D.944, “A Grande”
Fonte: Secult


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas