Cultura
Saulo Ferreira é uma das atrações do Quinta Instrumental deste mês
Entretenimento | Por Agência Aracaju 27/08/2019 07h57

A edição de agosto do ‘Quinta Instrumental’ está recheada de novidades e apresentará ao público os shows do grupo carioca Trio Madeira Brasil e do guitarrista sergipano Saulo Ferreira. A próxima edição do projeto - uma realização da Prefeitura de Aracaju, executada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) - será nesta quinta-feira, dia 29, às 19h, na praça General Valadão, em frente ao Centro Cultural de Aracaju, considerado o marco zero da capital. 

A programação será aberta com Saulo Ferreira. Guitarrista, compositor, professor e atuante no cenário musical há aproximadamente 20 anos, o sergipano iniciou os estudos de ‘Harmonia e Improvisação’, em 2001, na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, equipamento da Prefeitura administrado pela Funcaju. 

Ao longo dos anos, Saulo vem desenvolvendo um trabalho autoral resultante de múltiplas influências, sobretudo do jazz, da música brasileira e africana. Para o seu show no Quinta Instrumental, o guitarrista preparou algumas composições do seu disco novo, “Yam”, lançado em julho deste ano. 

“É a segunda vez que me apresento no Quinta Instrumental e estou muito feliz em levar o meu mais novo trabalho. Pretendo mostrar o melhor das composições relacionadas à música brasileira, africana e ao jazz norte americano, que norteia a minha carreira. Vai ser uma mistura bem legal que o público vai poder ver na próxima  quinta-feira”, disse Saulo.

O sergipano também já participou de importantes festivais brasileiros de música, a exemplo da Feira de Música Independente (Brasília - DF, 2007), Feira Música Brasil (Belo Horizonte - MG, 2010), Circuito Cultural Banco do Nordeste (Souza - PB, 2011), Feira da Música (Fortaleza – CE, 2012) e do Circuito Sesc de Música (Aracaju – SE, 2014). 

“A música instrumental em Sergipe tem alcançado destaque bastante considerável. Uma imensa quantidade de grupos surgiram aqui em Sergipe e hoje temos o Quinta Instrumental que apoia e privilegia os músicos instrumentais da cidade. Isso é um privilégio muito grande, porque muitas cidades do país não contam com um projeto como esse. A música instrumental deu um grande avanço, inclusive por iniciativas como essa”, afirmou, ao elogiar a iniciativa da Prefeitura em promover o Quinta Instrumental.

Além da apresentação desse grande talento da música instrumental, Saulo Ferreira, a próxima edição do Quinta Instrumental contará ainda com o grupo carioca Trio Madeira Brasil, composto por Ronaldo do Bandolim, Marcello Gonçalves no violão de 7 cordas, e José Paulo Becker no violão.

Quinta Instrumental

Desenvolvido pela Funcaju no âmbito do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal, o Quinta Instrumental nasceu com o propósito de ocupar o centro histórico da capital sergipana com música. E, em um curto espaço de tempo, tornou-se um atrativo na agenda cultural, oferecendo à população música de qualidade em praça pública.

Mais Notícias de Entretenimento
Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
16/03/2021  11h43 Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
Maratona cultural é promovida pela Prefeitura
Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
11/03/2021  12h00 Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”
Foto: Divulgação
11/03/2021  09h33 Feira da Música debate o papel das rádios na cultura em Aracaju
Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira
Canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado. Foto: MAVI
10/03/2021  11h49 Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil
Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
09/03/2021  06h30 Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas