Secult lança exposição sobre cultura indígena
Entretenimento 02/10/2015 19h49

Telas, fotografias, esculturas e artesanatos indígenas ilustram “Em Terras do Cacique Serigy”, a nova exposição do Corredor Cultural Irmão, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A mostra, lançada nesta sexta-feira (02) com a presença de artistas, agitadores culturais, índios da tribo Xokó, autoridades e público em geral, traz como personalidade homenageada a escritora e professora sergipana, Beatriz Góis Dantas.

Pesquisadora das áreas de folclore, cultos afro-brasileiros e etno-história indígena, Beatriz, disse estar muito feliz com a homenagem. “Quero agradecer à Secretaria de Estado da Cultura, e dizer que recebo esta homenagem como reconhecimento de um trabalho de muitos anos. A exposição está linda, com várias formas de expressões artísticas sobre os índios do nosso Estado”, ressaltou na fala de abertura. 

“Estamos muito felizes em homenagear a professora Beatriz nesta edição do Corredor Cultural, por conta das suas pesquisas e contribuição para que a cultura indígena e suas reminiscências em Sergipe continuem vivas. Esse trabalho foi e continua sendo fundamental para termos conhecimento das nossas identidades e das nossas raízes”, enfatizou o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

Durante o lançamento da mostra, o público também pode assistir à apresentação do Toré, ritual de dança indígena do povo Xokó. Segundo o Cacique Bá, abordar a temática da cultura indígena na exposição, é muito importante. “Sempre que se abre um espaço para o nosso artesanato, nossas danças e nossos cantos estamos mostrando que a cultura indígena continua viva e, ao mesmo tempo, semeando um pouco da nossa história”. 

Desta vez, oito artistas participam da exposição com curadoria do diretor de Formação Edição e Memória da Secult, Mário Britto. “Nessa edição do Corredor Cultural abraçamos o tema da 9ª Primavera de Museus sobre a memória indígena. Então, começamos a deflagrar este olhar, para trazer artistas que representem essa cultura. A partir da homenageada, a professora Beatriz, uma historiadora da cultura indígena, fizemos toda a construção desta exposição”, contou Britto.    

“Em Terras do Cacique Serigy” segue aberta ao público até o dia 03 de novembro, no Corredor Cultural Irmão, localizado na sede da Secult, na Rua Villa Cristina, 1051, Bairro 13 de Julho.   

Mais Notícias de Entretenimento
Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
16/03/2021  11h43 Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
Maratona cultural é promovida pela Prefeitura
Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
11/03/2021  12h00 Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”
Foto: Divulgação
11/03/2021  09h33 Feira da Música debate o papel das rádios na cultura em Aracaju
Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira
Canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado. Foto: MAVI
10/03/2021  11h49 Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil
Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
09/03/2021  06h30 Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas