Sergipe participará da maior feira de artesanato do Nordeste
Entretenimento 04/07/2012 10h49

Os artesãos sergipanos ganharão mais destaque no nordeste. Isso porque alguns representantes da área participarão da XIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 6 a 15 de julho no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco.

A Feira deste ano fará uma homenagem ao centenário do nascimento de Luiz Gonzaga e será dividida em mais de 800 espaços. Com a expectativa de movimentar R$ 36 milhões e atrair um público de quase 300 mil pessoas, o evento se destaca por ser uma das maiores mostras de negócios do artesanato no país.

O Governo do Estado através das Secretarias do Trabalho (Setrab), e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), estão apoiando a iniciativa para difundir e comercializar o artesanato sergipano, levando ao evento oito associações, seis artesãos individuais e dois grupos de trabalho.

O evento será uma oportunidade de realização de negócios, uma vez que haverá diversidade produtiva e preços competitivos. A ocasião permitirá também provar e lançar produtos, bem como promovê-los e checar tendências de mercado com o grande público presente.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, é muito importante que os artesãos sergipanos tenham essa oportunidade de participar de grandes eventos como estes. “Assim eles conhecem um pouco mais sobre como comercializar seus produtos, além, é claro, de tornar o que é produzido em Sergipe, mais conhecido e admirado”, ressalta.

Mônica Schneider, gerente geral das Atividades do Artesanato da Setrab, concorda coma opinião da secretária e completa que isso facilita o escoamento da produção artesanal sergipana e a geração de negócio para todo o ano. “Inclusive, clientes, arquitetos e designers renomados participam para a compra e comercialização das produções. O lançamento da renda irlandesa, produzida a partir de fibras de palhas de bananeiras, será a exposição ícone dos sergipanos no evento", destaca

Sergipe participa anualmente desta Feira, a maior da região Nordeste. Na XIII Fenearte, o estado apresentará produções como bordados, renda irlandesa, palhas de bananeira, cerâmica, móveis artesanais, bonecas, petwork, entre outras.

Qualificação

Desde 2011 Sergipe realiza a capacitação de artesãos através do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O curso aperfeiçoa habilidades técnicas e é importante na qualificação para a mão-de-obra.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura, com informações da Setrab

Mais Notícias de Entretenimento
Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
16/03/2021  11h43 Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
Maratona cultural é promovida pela Prefeitura
Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
11/03/2021  12h00 Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”
Foto: Divulgação
11/03/2021  09h33 Feira da Música debate o papel das rádios na cultura em Aracaju
Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira
Canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado. Foto: MAVI
10/03/2021  11h49 Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil
Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
09/03/2021  06h30 Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas