Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas lança série de encontros
Entretenimento 29/08/2016 16h51Entre os dias 29 de agosto e 29 de setembro serão realizadas uma série de encontros do Sistema de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Estado de Sergipe, dividido em oito territórios. A abertura do primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira (29), em Laranjeiras, integrando os municípios da Grande Aracaju, que além da capital inclui Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Maruim, Nossa Senhora Socorro, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão.
“Os encontros têm como objetivo, apoiar, fortalecer e propor melhorias no funcionamento da rede de Bibliotecas do Estado, além de atualizar informações dos 75 municípios de Sergipe”, explicou a coordenadora do Sistema de Bibliotecas de Sergipe, Juciene Maria Santos de Jesus, que também é diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória. Organizada em Sergipe pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a iniciativa faz parte das diretrizes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).
O encontro de abertura contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, que falou sobre a necessidade das bibliotecas estarem articuladas para a busca de melhorias. “Sabemos das dificuldades mais comuns entre as bibliotecas espelhadas pelo estado. Há uma carência preocupante de profissionais com formação específica, de bibliotecários, arquivistas ou museólogos, além das dificuldades na manutenção dos espaços físicos e dos acervos”, ressaltou.
Para a diretora da Biblioteca Municipal de Laranjeiras, Adirany da Silva Reis, os encontros são uma forma de incentivo. “Tanto para nós, em Laranjeiras, como para as bibliotecas dos outros municípios. Nós que somos gestores no interior do estado, percebemos como é grande a falta de bibliotecas e as limitações das que existem”, afirmou.
O diretor da Biblioteca Municipal de Itaporanga, Bráulio Lima, também aprovou esta nova fase de encontros. “É muito importante mantermos as bibliotecas interligadas. Estou à frente da Biblioteca de Itaporanga desde 2009, e posso dizer que a presença do Sistema Nacional foi um divisor de águas, que desde o começo incentivou as bibliotecas a se imporem e acharem alternativas para se manter, mesmo com dificuldades, como a questão da internet que afastou um pouco o público”, defendeu.
A próxima reunião será a do território Centro Sul, que está marcada para o dia 31 de agosto, em Lagarto. O calendário segue com reuniões em Estância (12/09), Itabaiana (15/09), Carmópolis (19/09), Nossa Senhora das Dores (22/09), Propriá (26/09) e Nossa Senhora da Glória (29/09).
Sobre o Sistema Nacional
Criado através do Decreto Presidencial nº. 520, de 13 de maio de 1992, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) foi instituído como um órgão subordinado diretamente à Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Trabalha de maneira articulada com os Sistemas Estaduais, Municipais e do Distrito Federal de Bibliotecas Públicas, respeitando o princípio federativo, com o objetivo de fortalecer suas ações e estimular o trabalho em rede e colaborativo.
O SNBP tem por premissa básica o diálogo, a transparência, a responsabilidade e o estímulo ao controle social, dentro de um modelo de gestão integrado com as Coordenações dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. Ao todo, são 26 Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs), sendo um em cada estado brasileiro e um no Distrito Federal, para atender as demandas locais e oferecendo assessoria técnica em questões referentes aos espaços, acervo, infraestrutura, serviços e formação de pessoal de bibliotecas. Veja programação aqui.


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas