Vai ter feriado de Carnaval em Sergipe? saiba o que diz o Governo do Estado
Mesmo sem decisão sobre folga, governador já proibiu realização de eventos Entretenimento | Por Will Rodriguez 22/01/2021 11h15Que o Carnaval de 2021 foi cancelado todo mundo já sabe desde o ano passado. O alto número de infectados e mortos pelo coronavírus em todo o país impede que se pense em qualquer tipo de evento que promova aglomeração neste momento, conforme dizem as autoridades em saúde e o bom senso. Mas no calendário consta o dia 16 de fevereiro como Terça-feira de Carnaval e o dia 17 a Quarta-feira de Cinzas. Sendo assim, como fica o feriado?
A bem da verdade, a terça-feira de Carnaval só é feriado no Rio de Janeiro. Em todo o resto do país, é ponto facultativo. Em Sergipe, o governo estadual planeja decidir se concederá ou não a folga apenas no dia 29 de janeiro, data em que está marcada a próxima reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae). Uma coisa já é certa, eventos públicos relacionados às festividades de Momo estão proibidos.
Para os próximos dias, o Governo do Estado também promete a publicação de um decreto específico com medidas rígidas em relação à realização de eventos privados no período do Carnaval. E ainda vai montar uma força-tarefa com o intuito de coibir que as orientações sejam desrespeitadas na capital e no interior de Sergipe.
“Está mais do que comprovado que aglomeração cria problema. É fato que temos a vacina, porém em uma quantidade muito pequena. Portanto, não dá para brincar. Que a gente continue com todos os cuidados e evitando aglomerações”, disse o governador Belivaldo Chagas, em entrevista coletiva nessa quinta-feira (21).
Com o impedimento para realização de festas, o setor de bares e restaurantes deve ser afetado. Esses estabelecimentos seguem obrigados a receber apenas 50% da capacidade de público. “Após o Carnaval, podemos rever essas decisões, mas por enquanto tudo continuará igual ao que já vem acontecendo atualmente. Até o Carnaval não podemos aumentar esses percentuais”, afirmou o governador.
No caso das apresentações artísticas, fica autorizada a presença de até quatro artistas no palco, que deverão usar máscaras durante toda a apresentação. A realização de confraternizações e eventos corporativos deve ter capacidade de até 100 pessoas em ambientes fechados e 150 em ambientes abertos.
Sergipe acumula, conforme o boletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 131 mil casos confirmados da covid-19, dos quais 2.697 pacientes faleceram, outros 118.830 mil são considerados recuperados e quase nove mil continuam em tratamento contra a doença.





