“Vamos à Feira?” é a mais nova exposição do Centro Cultural
Entretenimento 26/10/2016 14h01Exposição que retrata a história do teatro de bonecos no Brasil é instalada no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Intitulada “Vamos à Feira?”, a mostra representou a capital sergipana na I Feira de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Portugal, na cidade de Fafe.
Com texto da presidente da Funcaju, Aglaé Fonte, curadoria de Gustavo Vargas e imagens do fotógrafo Adilson Andrade, a mostra conta a história do teatro de bonecos no Brasil evidenciando a importância da feira, principalmente no nordeste brasileiro.
O cenário escolhido para os registros foi o mercado Municipal Thalez Ferraz, onde elementos como frutas típicas da nossa região, crustáceos e o próprio artesanato compõem a exposição. “A união dos bonecos do Mamulengo de Cheiroso, com todo o colorido e expressividades peculiares de nossa feira, ressaltou em imagens que evidenciaram aos olhos de todos que passaram pela exposição um pouco da nossa cultura”, explica o Assessor Especial da Funcaju, Gustavo Aguiar.
De acordo com Aglaé Fontes a exposição evidencia não somente a história dos bonecos de mamulengo, mas também toda a representação da feira em si, enquanto um espaço de compras, trocas e absorção da cultura popular. “A feira é um território popular, um espaço democrático, onde há uma diversidade de gestos e objetos. A exposição une esse local, o local onde o povo se encontra aos bonecos de mamulengo, bonecos esses que contam as histórias do povo e encantam a população”, disse.
O Centro Cultural de Aracaju fica localizado na Praça General Valadão, no centro da capital sergipana. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 17h e aos de 8h30 às 13h. A entrada é franca. Mais informações entrar em contato através do 3214.5387
Fonte: Ascom Funcaju


Maratona cultural é promovida pela Prefeitura

Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”

Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira

Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil

Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas